Registro de Imóveis aprovou as limitações externas da área. Equipe da Prefeitura agora trabalha no desenho dos lotes
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 06-03-2020 | 16:19:47
O 1º Registro de Imóveis de Pelotas entregou, nesta semana, a aprovação da poligonal do Getúlio Vargas. Considerado um importante passo no processo de regularização da área, significa que as limitações do futuro loteamento foram aceitas pelo Registro e a equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) pode começar a fazer o desenho de cada um dos lotes e dar andamento ao restante do processo.
Na prática, o trabalho já começou. Durante todo o mês a equipe estará no bairro três vezes por semana. Nas sextas-feiras a equipe confere os endereços, faz a medição dos lotes, coloca o selo de identificação nos imóveis e entrega uma cartinha com a data em que o morador deve fazer o cadastro social, nas tardes de terças ou quintas-feiras, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mario Meneghetti. Com o agendamento, o tempo de espera é reduzido.
Com isso, a expectativa é de conseguir concluir o processo e fazer a entrega dos contratos e carnês aos moradores até julho. Após o pagamento é emitida a autorização de escritura, que deve ser retirada no Registro de Imóveis.
Adão e Sueli Alves, que vivem no local há quase 30 anos, dizem que a insegurança é constante, pois temem que um dia os tirem de lá. Eles contam que quando chegaram ao local só havia um chalezinho, o resto era campo. Foi Adão quem fez o alicerce da casa em que vivem.
Outras duas áreas aguardam apenas a liberação das matrículas pelo Registro para a entrega – Clara Nunes, que está sob a responsabilidade do 3º Registro, e Sérgio Souza Soares, no 2º Registro. A expectativa é que sejam liberadas ainda neste mês para que a cerimônia de entrega seja marcada.