Mais de 50 agentes participaram da formação nesta terça-feira (27), sobre atendimento às vítimas de violência doméstica. Mais uma turma receberá a capacitação na quinta-feira (29)
Por Tatiana de la Torre 27-05-2025 | 18:11:29
Na manhã desta terça-feira (27), mais de 50 guardas municipais ocuparam o auditório do Ministério Público de Pelotas para participar de uma capacitação que marca a retomada da Patrulha Maria da Penha pela Guarda Municipal, com a missão de garantir que nenhuma mulher fique sozinha quando mais precisa.
Organizado pela Secretaria de Segurança Pública de Pelotas, por meio do Departamento de Ensino, e Guarda Municipal, o evento reuniu nomes centrais da rede de proteção à mulher para capacitar os agentes no atendimento de ocorrências de violência doméstica. O secretário de Segurança, Márcio Medeiros, e o comandante da Guarda, Iuri Lisboa, abriram a programação destacando a importância da retomada do serviço e o compromisso da corporação com a qualificação do atendimento.
A roda de falas começou com duas mulheres que, além de ocuparem cargos de liderança no Município, são referências no combate à violência de gênero: a secretária de Governo, Miriam Marroni, e a secretária da Mulher, Marielda Medeiros. Ambas sublinharam a urgência de que o poder público esteja preparado para acolher mulheres em situação de risco. “Vocês, guardas municipais, estarão muitas vezes entre a vida e a morte dessas mulheres. A forma como cada um escuta, acolhe e protege pode ser decisiva”, alertou Miriam.
Na sequência, a juíza Michele Soares Wouters, titular do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Pelotas, e o promotor de Justiça Décio Luís Silveira da Mota, compartilharam experiências do cotidiano do Judiciário. Mostraram o que está previsto na Lei Maria da Penha, falaram sobre medidas protetivas e reforçaram a importância de uma atuação sensível e responsável dos agentes de segurança.
A capacitação continuará nesta quinta-feira (29), com uma nova turma de agentes. A retomada da Patrulha Maria da Penha é uma ação concreta da Prefeitura de Pelotas para garantir um atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica.