Iniciativa do governo federal busca destinar recursos financeiros a escolas públicas da educação básica.
Por João Pedro Macedo 27-05-2025 | 16:20:32
A Secretaria de Educação (SME) realizou uma reunião com as equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e seus Conselhos Escolares, sexta-feira (23), no auditório da Secretaria. O encontro teve como objetivo dar orientações sobre o planejamento, execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
As Emeis começaram a constituir seus Conselhos Escolares a partir do ano passado, o que as habilita a receberem verbas do governo Federal. Algumas Emeis já receberam a primeira parcela do PDDE Básico, parte principal do programa que repassa recursos financeiros para cobrir despesas de manutenção, material didático e pequenos investimentos, e as Emeis que tem pré-escola ainda estão habilitadas para receberem o Cantinho da Leitura, via PDDE Qualidade, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação, por meio de ações pedagógicas e do desenvolvimento de projetos que visam aprimorar a prática docente e a aprendizagem dos estudantes.
Na reunião, as representantes da Secretaria explicaram a importância da participação da comunidade escolar e os conceitos que envolvem a aplicação dos recursos financeiros, assim como a prestação de contas, conforme adotado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é uma iniciativa do governo federal que busca destinar recursos financeiros a escolas públicas da educação básica. Seu objetivo é que as escolas utilizem as verbas para despesas prioritárias que garantam o bom funcionamento das instituições e o desenvolvimento de atividades educacionais