ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação

Idemar participa de reunião do Movimento pela Educação

Reunião organizada pela Assembleia Legislativa do Estado convoca os principais líderes educacionais da região

Por João Pedro Macedo 09-10-2023 | 20:04:00

Vice-prefeito destacou que o evento possibilitou a discussão profunda dos problemas de educação no interior do RS. Fotos: Rodrigo Chagas

O prefeito em exercício, Idemar Barz, participou nesta segunda-feira (9) da reunião do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A reunião, realizada no Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve como objetivo debater melhorias para a educação gaúcha, dando espaço para entidades do município e da região falarem sobre os problemas e soluções, a respeito do desenvolvimento educacional.

Para Idemar, a reunião teve um resultado positivo em relação ao debate de ideias sobre a construção de uma educação de qualidade. “Essa integração da Assembleia Legislativa trouxe uma conversa extremamente importante para análise dos problemas que há na educação no interior. Pudemos ouvir sobre as adversidades do transporte escolar nos municípios e também a ausência de professores no Ensino Fundamental. A secretária estadual pode ouvir todas as entidades e então acredito que tivemos uma reunião positiva no geral”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), destacou a importância do Movimento pela Educação para a sociedade. “Fizemos até o momento, sete grandes encontros no Estado, para conversar com as principais lideranças em educação, sobre medidas de desenvolvimento. A Assembleia escolheu este tema porque acreditamos que não existe crescimento socioeconômico sem educação, e para termos uma perspectiva promissora no futuro, é necessário nos unirmos.”

A secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, destacou o Movimento e fez uma comparação com a revolução promovida no sistema educacional nos Estados Unidos, na década de 1980. “É uma alegria acompanhar o Movimento pela Educação, organização essencial para o crescimento da Educação no estado. Em 1983, a educação estadunidense passou por mudanças significativas após resultados pífios na educação básica, e espero fazer parte de algo parecido aqui com todos presentes.”

Dentre os assuntos debatidos, cinco eixos foram citados como os principais norteadores de uma mudança no sistema educacional: a alfabetização na idade correta, a ampliação das escolas em tempo integral, uma maior atenção ao ensino profissionalizante e maior debate em torno da educação tecnológica, além de uma educação baseada em evidências.

Ao término da reunião, o deputado Zanchin convidou todos os participantes para o evento final do Movimento pela Educação, marcado para acontecer no teatro Dante Barone, em Porto Alegre, dia 18 de outubro. 

Também estavam presentes no encontro, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Barbosa, o presidente do fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede), Roberto Luis Visoto, e o vice-presidente do Corede Sul, Ronaldo Maciel.

Tags

educação, Assembleia Legislativa, Movimento pela Educação

Carregando 0%
Carregando 0%