ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Mais duas empresas aderem ao PAR

Por Divulgação 08-11-2002 | 00:00:00

  Até o final deste mês serão assinados mais dois contratos para a construção de 252 unidades habitacionais através do Programa de Arrendamento Residencial, parceria resultante de esforços entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Sinduscon, visando a diminuição do déficit habitacional no município. Passam a integrar o PAR as empresas Roberto Ferreira Ltda e Labore Engenharia com a construção de condomínios na avenida Ildefonso Simões Lopes, próximo a União Gaúcha, e nas Três Vendas, próximo ao Galeto Santa Justina.  
A previsão da assinatura de novos contratos até o mês de dezembro, totalizando 1.224 novas unidades habitacionais, ultrapassa a proposta da Secretaria Municipal de Habitação e Cooperativismo, que era de oferecer até o final do ano, mil imóveis à população com menor poder aquisitivo, com qualidade, com materiais dentro dos padrões técnicos e em condomínios fechados e com segurança. Estão em construção quatro condomínios, que oferecem juntos 616 apartamentos. Eles são responsáveis pela injeção de 17 milhões de reais no mercado local e a geração de quatro mil empregos.  
O Residencial Guerreiro, localizado na avenida Salgado Filho foi o primeiro empreendimento a dar início em Pelotas ao Programa de Arrendamento Residencial. Localizado em uma área de 1,6 hectares, o Residencial Guerreiro oferece 160 apartamentos, com área física de 41m² cada, centro recreativo, salão de festas, cancha esportiva, estacionamento para veículos e área verde ampla entre os dois edifícios do condomínio. É expectativa que até o Natal os primeiros contemplados estejam morando no residencial. Os outros imóveis em construção são o Solar do Sul, na rua Gonçalves Ledo, próximo a Guabiroba, Residencial Marcílio Dias, na rua Marcílio Dias, e o Residencial Bairro-Cidade, no bairro Fragata.  
Lançado em agosto do ano passado, o PAR, num esforço conjunto da Administração, agente financiador e Sinduscon teve seu processo agilizado “graças à disposição da comunidade em fazer esta parceria, resultante da retomada da credibilidade da cidade”, enfatizou o prefeito Fernando Marroni. A retomada da autonomia da Prefeitura também está expressa no Programa Monumenta, onde Pelotas perde somente para a Bahia em recursos liberados pela União.  
Pelo PAR, destinado a famílias com renda entre três e 6 salários mínimos, o futuro proprietário do apartamento paga prestações mensais por 15 anos. No final deste período ele se torna proprietário, sem saldo devedor. A prestação, tomando como exemplo o Residencial Guerreiro, é de 160 reais. A prestação do imóvel só começa a ser paga após a fixação de residência do mutuário.  
Inscrições  
Dia 11/11, das 9 às 17h, no hall da Prefeitura, as pessoas pré-inscritas no PAR, com preferência a imóvel no bairro Areal, devem apresentar a documentação necessária ao pedido de financiamento. Elas estão sendo chamadas através de correspondência.  
Dia 12/11, também no mesmo local e horário, serão atendidas as pessoas pré-inscritas no programa e que ainda não apresentaram a documentação exigida pelo agente financiador.  
O candidato deve apresentar cópia (do casal, se for o caso), da carteira de identidade, CPF certidão de casamento, carteira profissional, se tiver emprego formal, os três últimos comprovantes de renda, comprovante de pagamento de aluguel e conta de luz ou telefone. As cópias não precisam ser autenticadas.  
A renda familiar bruta necessária para a participação do PAR é de no mínimo R$ 600,00 e de R$ 1.200,00 o máximo, somadas as rendas do marido e mulher, se for o caso.  
De 13 a 22 deste mês estarão abertas novas inscrições para o Programa de Arrendamento Residencial, das 8 às 17h, no hall da Prefeitura, na Praça Coronel Pedro Osório, 101.

Carregando 0%
Carregando 0%