Aditivo de contrato permite que 12 leitos da Caex sejam custeados pelo Município
29-06-2018 | 12:47:38
Um ano depois da Prefeitura assumir o compromisso de custear dez leitos na Casa de Amor Exigente (Caex), para atendimento de dependentes químicos, a prefeita Paula Mascarenhas assinou aditivo do contrato, nesta quinta-feira (28), que destina mais duas vagas no local a usuários do serviço público do Município – representando um aumento de 20%. Pelotas foi a primeira cidade do Estado a custear leitos em uma comunidade terapêutica, a partir de contrato assinado no final de junho de 2017.
“A gente conhece a qualidade do atendimento da Caex, uma instituição com tanta história no Município. Estamos investindo em um lugar que sabemos que acolhe, recupera e exerce um trabalho tão reconhecido e importante em Pelotas”, destacou a prefeita.
Os leitos são regulados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas terceiro Turno (Caps AD III) e totalizarão o investimento de R$ 12 mil mensais. O serviço, que seguirá as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), é integrado à Rede de Saúde Mental do Município. As duas novas vagas serão preenchidas a partir de triagem feita pela Prefeitura para identificar candidatos mais propensos a se adaptar ao tipo de tratamento oferecido pela comunidade terapêutica.
O coordenador geral da Caex, padre Marcus Bicalho, afirmou que considera simbólico o fato do espaço ser localizado na entrada da cidade.
“Quem entra em Pelotas entra em uma cidade onde a Prefeitura tem essa visão de cuidar das pessoas que estão na pior situação das suas vidas. Para nós, isso é muito importante porque vemos, a partir disso, diversas famílias se reconstruindo”, justificou o coordenador.
A secretária de Saúde, Ana Costa, também acompanhou a assinatura. Prestes a comemorar 24 anos de história, a Caex atende, atualmente, 47 pessoas e, ao longo de sua trajetória, já beneficiou mais de duas mil.