Atividades são gratuitas e contam com entrega de certificado para os participantes
Por Secom 26-10-2023 | 13:53:33
Durante a realização da 49ª Feira do Livro de Pelotas, entre os dias 26 de outubro e 15 de novembro, a Prefeitura promoverá uma série de oficinas literárias, gratuitas e abertas para toda população. As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ocorrem junto à programação da Feira, a partir do sábado (28), com entrega de certificados para todos os participantes.
As oficinas serão realizadas na Sala Inah Costa D’Ávila, no prédio da Secult, e no restaurante Cantinho da Gi, localizado na Colônia de Pescadores Z3. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições on-line, por meio deste link, ou de forma presencial comparecendo na Secretaria, Casarão 2, praça Coronel Pedro Osório, de segunda a sexta-feira das 8 às 14h. Conforme a sobra de vagas de cada oficina, as inscrições também poderão ser realizadas na hora.
Oficina: Vamos escrever um conto?
Ministrante: Joice Lima
Dia: sábado (28)
Horário: das 15h às 17h30min
Local: Restaurante Cantinho da Gi - Colônia Z3
Público-alvo: a partir de 16 anos
Ministrante: Joice Lima é bacharel em Jornalismo (UFSM), licenciada em Teatro (UFPel) e especialista em Educação (IFSul-Pelotas). É servidora pública do Município. Romancista, contista e dramaturga, têm seis livros publicados e participação em coletâneas e antologias. Em 2023, lançou seu primeiro livro de contos: De amor, de ódio e outras invenções. Também é atriz e diretora de teatro.
Oficina: Além das masmorras e dos dragões – métodos de escrita e narrativa envolventes para RPG
Ministrante: Otávia Cé
Dia: sábado (28)
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Inah Costa D’Ávila - Secult
Público-alvo: a partir de 16 anos
Ministrante: Otávia Cé é escritora, doutora em Linguística Aplicada, com passagem pela University of New York (EUA) e Universidad Publica de Navarra (Espanha). Possui trabalhos publicados na área da análise crítica do discurso, estudos de gênero e performance. Autora da série de literatura fantástica Velqja Codex. Mestra RPG há mais de 20 anos.
Oficina: Literatura e escrita contemporânea
Ministrante: J. Gonçalves
Dia: sábado (4/11)
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Inah Costa D’Ávila - Secult
Público-alvo: a partir de 16 anos
Ministrante: J. Gonçalves é professor e escritor, com sete obras publicadas em parceria com outros autores. Bacharel em Direito, licenciado em Letras, graduando de Tradução.
Oficina: O Tormento de Mary Petri: a produção do horror para a contribuição da literatura regional pelotense
Ministrante: Marciele Goetzke
Dia: sábado (11/11)
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Inah Costa D’Ávila - Secult
Ministrante: Marciele Goetzke é autora do livro Monte Bonito da Serra dos Tapes (2021), fruto de investigação sobre o patrimônio imaterial da zona rural de Pelotas, e em O Tormento de Mary Petri (2023), traz mitos populares e histórias de pescadores em uma trama que se passa às margens do arroio Pelotas. Tem participação em 25 coletâneas de contos e eventos literários nacionais, entre eles, a Bienal do Rio de Janeiro - 2023. Natural do Monte Bonito, é cofundadora da Ruralteca – biblioteca comunitária da Cascata (2020).
Oficina: Leitura dramática
Ministrante: Charlie Rayné
Dia: sábado (11/11)
Horário: das 18h às 20h
Local: Sala Inah Costa D’Ávila - Secult
Público-alvo: professores de Língua Portuguesa e Literatura, atores e público em geral.
Ministrante: Charlie Rayné é escritor, ator profissional e jornalista, graduado pela UCPel. Seu primeiro livro, Memorial de Amor Inquieto (2016), teve versão para o teatro no Rio de Janeiro. Em 2017, publicou A Mulher Borboleta e outros textos de Casulo e, em 2021, lançou em parceria com outros três escritores: De quatro – Contos, Poemas e Crônicas, no qual participa com 15 contos curtos. Diretor e professor de teatro, integra o grupo Studio Atores de Pelotas que, desde 2017, promove oficinas teatrais e realiza apresentações de peças, esquetes e leituras dramatizadas.