Evento promovido pelo Prevpel reúne municípios da região para debater questões referentes ao Regime Próprio de Previdência Social e segue até sexta-feira (16) no auditório do Sicredi
Por Marina Amaral 15-06-2023 | 15:27:29
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quinta-feira (15), a abertura do II Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da Zona Sul. O evento é realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), em parceria com a empresa Referência Gestão e Risco, e reúne representantes de municípios da região para debater sobre questões previdenciárias até sexta-feira (16) no Auditório do Sicredi.
A iniciativa tem como principal objetivo estreitar relações com os servidores dos municípios da Zona Sul e da fronteira, para disseminar o conhecimento acerca do Regime Próprio de Previdência Social com mais clareza, além de promover o debate sobre esse tema, conforme ressaltou Paula.
“Esse é um tema complexo e técnico, mas de extrema relevância e que diz respeito à vida dos servidores, da administração pública, do equilíbrio das contas públicas e dos nossos contribuintes. A Prefeitura, por meio do Prevpel, está engajada para trazer momentos de reflexão e soluções sobre o assunto, com muito estudo e busca de informações”, frisou.
Dados referentes à expectativa de vida no Brasil, um dos motivadores do seminário, foram apresentados pela diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes. “Tudo isso exige um novo olhar sobre os Regimes Próprios de Previdência Social de forma a garantir a sustentabilidade. Esse evento é de fundamental importância, porque é um momento que todos os nossos questionamentos, reflexões e incomodações vêm em busca de respostas em alternativas”, disse.
A cerimônia de abertura contou com a presença dos representantes da Associação Gaúcha de Instituição da Previdência, Elias Moreira, e da empresa Referência Gestão e Risco, Nuria Bróll, e do auditor do Sistema Integrado de Gestão e RPPS pelo ICQ Brasil, Leandro Dias.
Também prestigiaram o evento os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, além do procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, e da diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, da equipe do Prevpel e da corte da 29ª edição da Fenadoce.
O II Seminário dos RPPSs da Zona Sul segue até sexta-feira no Auditório do Sicredi, na avenida Dom Joaquim, 1.087, das 8 às 18h.
Sexta-feira (16)
* 8h – 10h
Palestras
1. Expectativas Econômicas para o Segundo Semestre
Gilmar Chapiewsky – CEF
2. Cenário e Perspectivas de Investimentos: Desafios para a busca da Meta Atuarial
Felipe Albaini – Sicredi
* 10h – 10h15min: coffee break
* 10h15min – 12h
3. Oportunidades e Desafios para Investimentos dos RPPS - Cenário de Incerteza
Marcelo Amorim – BB ASSET
4. Diversificação dos Ativos da Carteira para o RPPS
Rodrigo Costa – Grid Investimentos
*12h – 13h: almoço
* 13h – 15h
5. Ambiente Econômico para Investimentos dos RPPS
Daniel Bozz – Banrisul
6. Renda Fixa – Diversificação da Carteira
Diego Berezanski – Banrisul
* 15h – 15h15min: coffee break
* 15h15min – 18h
7. A Importância da ALM - Application Lifecycle Management (Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicações)
Núria Broll – Referência em Gestão e Risco
8. Meta Atuarial – Desafios de 2023
João Ennes – Referência em Gestão e Risco
9. Sorteios, brindes e encerramento