Em investigação permanecem 22 e 49 foram confirmados desde janeiro
Por Tânia Magalhães 15-08-2025 | 11:31:34
Novo boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado às 8h13min desta sexta-feira (15), confirma que, neste ano, 398 casos de dengue já foram descartados em Pelotas. Vinte e dois suspeitos permanecem em investigação e 49 foram confirmados. De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, os números oficiais refletem a forte campanha de conscientização empreendida pela Prefeitura junto à comunidade, quanto aos cuidados indispensáveis para prevenir o aumento da população do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
De acordo com o Sinan, dos 49 casos confirmados neste ano, 32 são locais e 17 contraídos por pessoas que viajaram para outras localidades e retornaram infectadas pelo vírus. Há uma hospitalização e nenhum óbito. Desde janeiro, 469 notificações já foram expedidas.
O bairro Fragata já acumula registro de 621 identificações de focos do Aedes aegypti. As Três Vendas 343, Centro 156, Areal 136, Barragem 85, São Gonçalo 57 e Laranjal 54.
Os focos são identificados por agentes da fiscalização. Qualquer local capaz de armazenar água parada, ainda que por curto espaço de tempo, torna-se ambiente propício à postura de ovos pela fêmea do Aedes, que se transformam em larvas, pupas e no mosquito transmissor. A colaboração da população para eliminar esses locais é indispensável.