ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas reforça prevenção ao câncer de colo de útero

Município é um dos 12 no País, e pioneiro no Estado, a aderir ao programa do Ministério da Saúde. Anúncio ocorreu nesta sexta-feira (15) na UBS Guabiroba

Por Roberto Ribeiro 15-08-2025 | 14:04:02

Pelotas está oficialmente entre os 12 municípios do país que vão aderir ao novo programa de prevenção ao câncer de colo de útero do Ministério da Saúde. A iniciativa visa principalmente diminuir o tempo de espera na fila para atendimento das pacientes. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (15) na UBS Guabiroba, bairro Fragata. O ato contou com a presença do secretário da Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério, Felipe Proenço, do prefeito Fernando Marroni e da secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória. A Unidade escolhida para o anúncio será o ponto de partida na oferta da nova tecnologia de rastreio da doença, por meio de coleta de PCR para HPV. 

Fotos: Volmer Perez (Secom)

O prefeito Fernando Marroni agradeceu a presença do secretário e também, nominalmente, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por inserir o município entre os pioneiros do Programa. O chefe do Executivo lembrou na solenidade que Pelotas tem histórico de contribuição para a construção do SUS no País. 

“Pelotas começou a reforma sanitária que desembocou no SUS, o maior plano de saúde universal gratuito do mundo, para nós é uma honra receber esta inovação”, disse ele. Marroni também mencionou os projetos contemplados no PAC Saúde, anunciados em julho, e reiterou que o município tem potencial para se converter em um novo case de sucesso do SUS. “Teremos um novo hospital universitário da Ebserh, inclusive com a visita do ministro da Educação [Camilo Santana] na quarta-feira (20) para visitar as obras, a implantação de uma nova policlínica e o novo Hospital de Pronto Socorro, além de já contar com toda a rede de equipamentos hospitalares, dois cursos de Medicina, três de Enfermagem e vários cursos técnicos - nos inserir neste programa é mais um incentivo de fortalecimento do SUS no município”, justificou. Por fim, o prefeito fez um desagravo ao programa Mais Médicos pelos recentes ataques do presidente estadunidense Donald Trump. “Justamente do presidente de um país que não tem nenhuma política pública no atendimento à população”, criticou. 

O objetivo da política pública de prevenção ao câncer no colo de útero, no âmbito do programa Agora tem especialistas, coincide com a “obsessão” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reduzir as filas para atendimento, sobretudo na oncologia, salientou Felipe Proenço. Médico de família e titular da secretaria responsável pela formação e pelo trabalho no SUS no Ministério da Saúde, ele ressaltou que diante da suspeita de um diagnóstico de câncer é fundamental agilizar o acesso ao tratamento. A nova tecnologia anunciada nesta sexta que Pelotas começará a oferecer com outras 11 cidades no país aponta nesta direção. Conforme Proenço, a iniciativa começou por Pernambuco, já foi avaliada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e, no ambiente científico, não há dúvidas de que traz benefícios à população. “É uma certeza da comunidade científica, além da vacina contra o HPV, cuja cobertura precisa aumentar sensivelmente após anos de negacionismo, é a tecnologia mais avançada que se tem disponível para a detecção e tratamento do câncer de colo de útero”, afirmou.

Cobertura

Em Pelotas, a tecnologia pode abranger 17 mil mulheres - dos 25 aos 64 anos. Conforme Proenço, recomenda-se que o exame seja repetido a cada cinco anos. Caberá às equipes das UBSs a tarefa de administrar a programação e fazer o planejamento das pacientes. Caso detectado o vírus (HPV), o mesmo material que já foi coletado, dará sequência na investigação. Para ele, este novo sistema de rastreio da doença oferecido pelo SUS tem poder para melhorar o processo de trabalho das equipes das UBSs e estimular a relação entre os profissionais de saúde e as pacientes.

Tags

SUS, agoratemespecialidades, saúdedamulher

Carregando 0%
Carregando 0%