Pessoas infectadas pelo vírus viajaram a Porto Alegre e retornaram doentes
Por Tânia Magalhães 02-05-2025 | 12:06:56
Mais quatro novos casos de dengue estão confirmados no município. As pessoas infectadas estiveram em Porto Alegre, onde há mais de cinco mil confirmações, e voltaram apresentando a doença. Os casos locais, de moradores de Pelotas, continuam dez. Não há óbitos registrados na cidade, provocados por essa patologia.
A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura recomenda às pessoas que vão viajar, para que se protejam, utilizando mangas compridas e repelente na pele. Nos locais onde se hospedam, devem verificar se há mosquitos – Aedes aegypti é o transmissor – e, como prevenção, utilizar mosquiteiro para dormir, inseticida no cômodo e telas em janelas e portas. As recomendações visam reduzir a contaminação pelo vírus da dengue.
O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado às 8h30min desta sexta-feira (2), traz informações atualizadas sobre a dengue em Pelotas. Confira.
Total de notificações: 234
- Janeiro - 52
- Fevereiro - 58
- Março - 59
- Abril - 65
- Maio – zero
Notificações residentes em Pelotas: 220
Notificações residentes de outros municípios: 14
Casos confirmados: 21
- Pelotas: 11 casos
- Importados: dez
- Óbitos: zero
- Hospitalizados: zero
- Casos descartados: 180
- Casos em investigação: 33
A campanha da Saúde, visando à participação ativa da população no combate a ambientes potencialmente favoráveis ao surgimento de focos do Aedes aegypti, continua. O bairro Fragata lidera a incidência de focos, com 46,93% das identificações, seguido pelas Três Vendas com 24,36%, Centro com 11,49%, Areal com 7,43%, Barragem com 4,85%, Laranjal com 2,77% e São Gonçalo com 2,18%. O total de focos identificados é de 1010 de janeiro a 30 de abril.