ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Pequeno Inventário de Plateias seleciona artistas para exposição

Prefeitura, por meio da Secult, apoia o projeto que busca resgatar a história dos cinemas de Pelotas; artistas podem se inscrever a partir de deste domingo

Por Joice Lima 22-05-2025 | 17:40:56

  

O projeto Pequeno Inventário de Plateias, que busca resgatar a história dos cinemas de Pelotas, abre as inscrições para artistas visuais e/ou multidisciplinares do município interessados em produzir obras – fotografia, pintura, ilustração, colagem, escultura, instalação e técnicas mistas – em diálogo com os depoimentos sobre os cinemas, recebidos na primeira fase do projeto, através de uma chamada pública, que logo irão integrar uma exposição. O período de inscrições começa neste domingo (25) e vai até 25 de junho, pelo site undefined. Os 10 selecionados receberão R$ 2 mil para custeio de produção. 

Para participar da seleção, os artistas devem ser residentes em Pelotas. Eles terão como tema da obra memória coletiva e afetiva, espaço urbano, patrimônio e cinemas de calçada. Cada um receberá um depoimento para inspirar novas camadas de sentido aos espaços que marcaram tantas vidas e gerações. 

Foto: Divulgação

Pequeno Inventário de Plateias tem pesquisa e curadoria de Tainah Dadda e se divide em duas vertentes metodológicas: uma investigação de dados históricos, arquitetônicos e jornalísticos sobre os cinemas de Pelotas; e a história afetiva de integrantes de diferentes setores da sociedade que tiveram esses lugares como cenário de episódios marcantes para as suas vidas. 

O projeto prevê a distribuição de um mapa acessível com os espaços pesquisados. O material propõe um percurso urbano, no qual o transeunte também poderá encontrar o local exato dos dez depoimentos. Esses pontos serão sinalizados por um QR Code fixado pela cidade.

Os trabalhos artísticos selecionados serão apresentados na exposição coletiva de “Pequeno Inventário de Plateias”, que será inaugurada em 8 de agosto e poderá ser visitada até 8 de setembro, na Casa Dois, sede da Secult. O projeto Pequeno Inventário de Plateias é realizado com recursos da Lei Complementar n. 195/2022, Lei Paulo Gustavo.

Foto: Divulgação

Mais de 30 salas de exibição

Entre 1910 e 1968, Pelotas encontrava-se em uma posição cultural privilegiada com mais de 30 salas de exibição, entre cinemas "de calçada" e cineteatros. Vários bairros tinham uma ou mais salas de cinema - os teatros Sete de Abril e Guarany também exibiam filmes, nesse período. Com o tempo, e o desenvolvimento de tecnologias (como os antigos DVDs e as atuais plataformas de streaming, como Netflix, Prime Vídeo, etc.), as salas foram entrando em extinção e grandes cinemas foram fechando as portas, deixando prédios abandonados ou transformados em outros negócios. Atualmente Pelotas conta com dois cinemas, em um total de nove salas de exibição, e uma sala de cinema universitária, que promove exibições esporádicas e ciclos de cinema. 

Tags

seleção, Inventário, plateias, exposição, artistas, LPG, Paulo Gustavo

Carregando 0%
Carregando 0%