Por Divulgação 18-05-2010 | 00:00:00
Ao cumprir agenda pela Região Sul, o prefeito da cidade de Viamão, Alex Boscaini (PT), e seu secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte (PT), estiveram em visita à prefeitura de Pelotas. Recebidos pelo secretário de Governo, Abel Dourado, na manhã desta terça-feira (18) os gestores vieram em busca de detalhes de execução e funcionamento do processo de transparência administrativa.
Considerando que o prazo final para a implantação da Lei Complementar 131 que estabelece as normas de responsabilidade fiscal e obriga a publicação das contas públicas em tempo real expira no próximo dia 27, e que Pelotas recentemente ampliou seus acessos à transparência administrativa e orçamentária, alguns procedimentos foram repassados pela diretora da Companhia de Informática (Coinpel) e pelo secretário-adjunto de Administração e Finanças, Martha Mello e Otoni Sérgio Xavier.
“Estamos nos ajustes finais e como Pelotas já está com seu portal de transparência em funcionamento viemos conversar sobre a legislação, acessos e publicações, detalhes técnicos e legais adotados”, comentou o chefe do executivo da cidade da região metropolitana, que estava acompanhado de Conceição Monsan, representante do presidente da Câmara de Vereadores, Milton Martins. .
De acordo com o secretário Abel Dourado, mesmo diante da diferença político-ideológica, o contato foi fundamental para o estreitamento de laços e trocas de experiências. “Pelotas tem hoje um dos mais completos portais de transparência, vem desenvolvendo este processo há algum tempo e hoje trocamos alguns dados com o prefeito Boscaini”, disse Dourado.
Ainda conforme o secretário pelotense, por iniciativa própria Pelotas se antecipou e se enquadrou ao processo de transparência desde o começo do governo Fetter ao disponibilizar diferentes dados como licitações, relatórios, balancetes do governo. Mais recentemente com a publicação de diárias, cadastros de servidores e contratos. O portal de acesso da transparência da prefeitura de Pelotas é o http://www.pelotas.com.br/transparencia .