Espaço com 36,5 hectares será transformado em um parque regional voltado ao turismo, lazer, esporte e preservação ambiental. Prefeita Paula Mascarenhas assinou nesta terça-feira o termo que concede a área por 30 anos
07-01-2020 | 18:43:10
Um novo ponto turístico, de lazer, esporte, cultura e preservação ambiental está prestes a tomar forma na região. Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Pelotas oficializou a cessão da extinta Empresa da Pedreira Municipal (Empem) ao município de Capão do Leão. A proposta é explorar as potencialidades do local, que conta com mais de 36 hectares, e oferecer à população um parque de convivência e visitação, que também resgate o seu aspecto histórico, reconhecendo a importância do legado da empresa para o crescimento da cidade e da zona sul.
A assinatura do termo de transmissão, correspondente ao período de 30 anos - podendo ser renovado, foi realizada em meio à natureza, presente na pedreira, e testemunhada por autoridades e lideranças que colaboraram para o feito.
A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que este é um passo fundamental para o aproveitamento da área, visando ao desenvolvimento da zona sul e ao lazer da população. Levando-se em conta o fato de que é inviável dar seguimento à exploração mineral da área, destiná-la à geração de renda e à preservação ambiental é o melhor caminho, ressaltou ela.
“Esta evolução precisava acontecer. Vamos sair de uma atividade primária, que foi muito importante durante décadas para a região, e entrar em uma atividade do setor terciário, conectando esporte, turismo, lazer e educação ambiental – áreas que crescem ilimitadamente. Será benéfico não só para Capão do Leão, mas também, para Pelotas e toda a zona sul”, disse Paula.
Paula salientou que a cessão registra o encerramento de um ciclo, que marcou a história do povo leonense e representou o sustento de tantas famílias e o avanço na economia da região.
O geólogo Ricardo Decker detalhou a trajetória da pedreira no município, cujo início remonta à década de 60. Para ele, a decisão das duas prefeituras significa um ato de grandeza, coragem e inteligência. “O Capão do Leão conquista uma chance excepcional de restabelecer usos compatíveis à área, conectados com a realidade atual, obtendo ganhos ambientais e comunitários”, pontuou.
Planos para a área, localizada na área urbana e correspondente a aproximadamente 36 campos de futebol, já estão sendo feitos pelo município, explicou o prefeito Mauro Nolasco. Entre eles, a transferência do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura para o local, a fim de receber os visitantes.
“A pedreira tem um potencial turístico extraordinário. Queremos aproveitá-lo trabalhando a questão ambiental e organizar a prática de esportes, como ciclismo e rapel”, contou Nolasco, assinalando a importância da sensibilidade da Prefeitura de Pelotas para concretizar a cedência.
Entre as lideranças regionais presentes, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), que apontou a oportunidade de transformar o espaço em um lugar de convívio familiar agradável e uma referência turística para a zona sul.
Também acompanharam a assinatura o vice-prefeito Idemar Barz; o deputado estadual Fernando Marroni (PT); o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, José Sizenando (DEM); o vereador Marcos Ferreira (PT); os secretários de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento, Turismo e Inovação, e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Felipe Perez, Gilmar Bazanella, e Jacques Reydams, respectivamente; a procuradora-geral do Município, Luciane Moreira; o chefe de gabinete da prefeita, Fábio Machado; a vice-prefeita de Capão do Leão, Gilciane Baldassari, além de secretários e vereadores da cidade vizinha.