ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Governo

Prefeitura e Aapecan abrem o Outubro Rosa em Pelotas

É a primeira vez que o Executivo municipal participa da promoção do evento, voltado para a prevenção do câncer de mama

Por Roberto Ribeiro 02-10-2025 | 09:21:39

A Prefeitura e a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) abriram oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º) a temporada 2025 do Outubro Rosa. O evento foi inaugurado com programação no ginásio municipal Karosso, e contou com a presença de autoridades, usuárias do serviço da Aapecan, banda da Brigada Militar, infláveis e participação do programa Vida Ativa, coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj)

A importância da prevenção, o principal objetivo do Outubro Rosa, deu o tom das falas das autoridades convidadas a abrir a edição deste ano. Além de um efusivo agradecimento à Aapecan e aos demais parceiros que se somam na luta contra o câncer no município, a secretária de Governo, Miriam Marroni, deixou claro: o encontro e a sociabilização são remédios poderosos contra o câncer. 

A secretária de Governo, Miriam Marroni, com o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, na abertura do Outubro Rosa 2025, tradicional evento de prevenção ao câncer de mama (Fotos: Volmer Perez/Secom)
Em uma fala direta a usuárias da Aapecan diagnosticadas com câncer de mama, Miriam conclamou: “Gurias, se encontrem, fofoqueiem bastante, dancem, movimentem o corpo, minha área é a Psicologia, e nela aprendi que não tem nada melhor do que relações de amizade e atividade física, isso produz alegria e afasta a depressão, que é o caminho para os cânceres da vida.” A secretária de Governo também recomendou que a parceria com a Aapecan via programa Vida Ativa seja ainda mais fortalecida: “Tragam os usuários de outras cidades que precisam de alojamento aqui [sede da Aapecan Metade Sul, em Pelotas], para salvar vidas tem que ter solidariedade e amizade.”

Representando a Mesa Diretora da Câmara, o vereador Tauã Ney (PSDB) lembrou que o Outubro Rosa é uma luta que para ele tem dimensão pessoal. O parlamentar perdeu sua mãe para o câncer de mama, justamente o tipo de tumor que o evento procura prevenir. “Sei do tamanho do desafio e sei também que sozinhos não vamos a lugar algum, parabenizo o Ceron, a Prefeitura e a Aapecan, que muitas vezes vai a lugares que o poder público não vai. É com união que a gente leva mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos, neste outubro vamos vestir o rosa e também a consciência.”

Usuárias do programa Vida Ativa, coordenado pela Selj, participam da abertura do Outubro Rosa 2025 em Pelotas, no ginásio municipal Karosso

O poder Legislativo contou, ainda, com a presença do vereador Rafael Amaral (Progressistas) na abertura do Outubro Rosa 2025. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ele concordou que festejar a abertura do evento é necessário. Porém, não apenas. Para ele, é um momento convidativo à reflexão. “Estamos trabalhando juntos aqui com o Ceron, com toda a rede de saúde para dar melhor atendimento, que é isso o que precisamos, porque se não temos saúde não temos nada, e a nossa luta, todo o dia, é para um atendimento melhor.”

Anfitrião do evento, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, elogiou a participação da atual gestão na promoção do Outubro Rosa. “Não podemos deixar de estar junto da Aapecan em mais uma edição do Outubro Rosa - é momento de celebração e de reforçar mais uma vez a prevenção ao câncer de mama.”

A assistente social da Aapecan Metade Sul, Lidiane Borges, agradeceu a oportunidade. Lembrou que a prevenção salva não só as mulheres do câncer, mas também os homens. “É uma pauta que interessa a toda a comunidade.” Por fim, o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Ademar Marcelo Soares, mencionou a parceria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Aapecan, e pediu pela manutenção dessa união no enfrentamento à doença: “Juntos somos mais fortes contra o câncer”, disse. 

Decididas

Usuária da Aapecan, Arlene Cardoso, 71, foi diagnosticada com câncer de mama há três anos e hoje está com a doença controlada

A programação continua sexta-feira (3), quando será aberta no hall da Prefeitura (sala Frederico Trebbi) a exposição Decididas, em que usuárias da Aapecan diagnosticadas com câncer de mama serviram como modelos do ensaio fotográfico realizado no Museu do Doce. Arlene Cardoso, 71 anos, é uma delas. “Cada Outubro Rosa é um alerta, é preciso fazer mamografia, se alimentar melhor, ter cuidados com mama, colo de útero, todas as comorbidades do câncer em todas as partes do nosso corpo, não precisa deixar chegar outubro para se prevenir, e essa é a principal mensagem”, disse ela, diagnosticada há três anos e atualmente livre da doença. Foi devido à detecção do tumor que ela se aproximou da Aapecan, a quem presta toda a gratidão. “A Aapecan não pode morrer, visitem a sede, na Bernardo Pires, 250, entre Bento [Gonçalves] e [Doutor] Amarante, eu sou muito favorecida”, disse. Por fim, recomendou: “As pessoas têm que se cuidar, têm que se prevenir, se agora eu estou aqui agradeço principalmente a Deus, depois aos médicos e à Aapecan.” A mostra ficará à disposição da população até o dia 23 deste mês. 

Tags

Prevenção, Câncer, Evento, Abertura

Carregando 0%
Carregando 0%