De iniciativa da UFPel, atividades começam nesta quarta (30) e incluem exposição, lançamento de livro, aula inaugural de curso e exibição de documentário
Por Joice Lima 29-04-2025 | 13:29:19
A Prefeitura de Pelotas é parceira do ciclo de eventos “8 de janeiro – Restauração e Democracia”, que vai acontecer de 30 de abril a 27 de junho. De iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o ciclo inclui uma série de atividades culturais relacionadas ao projeto de restauração das obras pertencentes ao acervo do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023, durante tentativa de golpe com a intenção de derrubar o governo Lula, recém-eleito democraticamente. O cicloi inclui exposição, lançamento de livro, aula inaugural do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais e Móveis e também o lançamento de um documentário, que terá sessões de exibição ao público. As atividades têm início nesta quarta-feira (30).
“Diante destas obras restauradas, vítimas da barbárie de 8 de janeiro, celebramos o triunfo da arte sobre a violência. Cada restauro é um ato de resistência ao reafirmar que o patrimônio cultural é essencial à nossa identidade e memória. Esta exposição nos lembra a importância de defendermos a cultura e a história como bases de uma sociedade democrática e consciente”, enfatiza a secretária de Cultura Carmem Vera Roig. A Prefeitura é parceira com a cedência sala Frederico Trebbi, para a exposição, e a divulgação do ciclo de eventos.
As peças foram restauradas ao longo de 2024 por uma equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, sob a coordenação das professoras Dras. Andréa Lacerda de Bachettini e Karen Velleda Caldas. O projeto de restauração das obras, intitulado “Patrimônio Cultural dos Palácios Presidenciais: valorização e promoção da democracia a partir da conservação-restauração dos bens culturais vandalizados do Palácio do Planalto”, foi desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi UFPel) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), contando ainda com o apoio da Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS).
Às 16h desta quarta-feira (30) ocorre a abertura da exposição, na sala Frederico Trebbi (saguão do Paço Municipal, à Praça Cel. Pedro Osório, 101 – esquina do Mercado Central), que contará com textos e registros fotográficos do processo de restauração das obras de arte no Laboratório de Conservação-Restauração, montado no Palácio do Alvorada, em Brasília. Sob curadoria do professor Lauer Santos e curadoria adjunta dos professores Roberto Heiden e Renan Espírito Santo, os três da UFPel, a exposição traz fotografias de autoria da professora e coordenadora-adjunta do projeto Karen Velleda Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves (Iphan). Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na sequência, às 17h, no mesmo local, ocorre o lançamento do livro “Restauração: Democracia, Preservação e Memória”, organizado por Andréa Bachettini e Karen Caldas, a obra apresenta um amplo registro textual e visual do processo de conservação-restauração conduzido pela que UFPel. Coordenação editorial de Gabriela Mazza (Satolep Press).
Ainda no dia 30, às 19h, no auditório do Campus II (ICH UFPel) – à rua Almirante Barroso, 1202, ocorre a aula inaugural do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do ICH-UFPel. Com o título “As 20 obras de arte restauradas pelo Lacorpi e o trabalho com a história da arte no contexto da valorização das instituições democráticas”, será ministrada pelo professor Dr. Roberto Heiden (DMCOR-ICH/UFPel) e apresentará a pesquisa sobre a história das obras de arte do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023 e restauradas pela equipe da UFPel.
No dia 8 de maio, às 19h, no Cine UFPel, haverá exibição especial de lançamento do documentário “8 de Janeiro: Memória, Restauração e Democracia”, com conversa com o diretor Michael Kerr. Ocorrerão três sessões gratuitas e abertas ao público, sempre às 19h, nos dias 8, 15 e 29 de maio. O Cine UFPel fica na rua Lobo da Costa, 447 - Centro.