Ação na Travessa Bruno Chaves transcorreu de sexta-feira (18) a segunda (21) com participação do Sanep e das secretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil e Urbanismo
Por Roberto Ribeiro 22-04-2025 | 17:18:03
Trabalho não faltou na Prefeitura durante o feriadão de Páscoa/Tiradentes. Uma obra de drenagem e saneamento na Travessa Bruno Chaves, zona norte da cidade, envolveu as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Defesa Civil, Urbanismo (Seurb) e Sanep de sexta-feira (18) a segunda (21). Além da limpeza e retirada de resíduos e sedimentos, também foi aberto um segundo canal pluvial de quase 100 metros de comprimento atrás das residências da localidade. A intervenção contempla mais de dois mil moradores da Travessa e adjacências, incluindo os condôminos do PAR da rua Luiz Braille.
“As pessoas não podiam ficar em suas casas em pleno feriadão, convivendo com o mau cheiro e com medo de que uma chuva repentina alagasse as casas, como vem ocorrendo desde que começou a obra de requalificação da avenida Fernando Osório, no ano passado”, disse o prefeito Fernando Marroni. “Era uma ação que exigia a intervenção da Prefeitura, independentemente do dia e da hora - e fizemos”, completou o chefe do executivo. No sábado (19), ele foi ao local para vistoriar os serviços.
Conforme o diretor de drenagem da Ssui, Thiago Andrades, a obra de requalificação na Fernando Osório modificou o escoamento com a abertura de uma boca de lobo na esquina com a rua Bruno Chaves. A intervenção, ampliou a demanda de água em direção à Travessa Bruno Chaves, o ponto mais baixo da região. A decisão fez com que os moradores passassem a conviver com alagamentos e entupimento no esgoto pluvial desde setembro do ano passado. De acordo com o titular da Secretaria de Urbanismo, Otávio Peres, o problema já foi corrigido no projeto em execução na avenida por técnicos da Prefeitura na atual gestão. “A boca de lobo da Fernando Osório já foi obstruída, as águas serão conduzidas exclusivamente pela avenida para não agravar esse problema na área baixa da Bruno Chaves”, garantiu.
A obra de drenagem envolveu a limpeza do canal, serviço que segundo os moradores da Travessa Bruno Chaves nunca fora feito nos últimos 20 anos. Muito menos durante o feriadão. Resultado: além dos alagamentos recentes, a população sofreu ao longo das últimas duas décadas com mau cheiro e proliferação de mosquitos.
“Desde setembro do ano passado que a gente pede para a Prefeitura resolver e agora, finalmente, nos atenderam”, desabafou o empreiteiro Adriano Souza, 37, que mora há mais de 30 anos na Travessa Bruno Chaves, atualmente com a esposa e quatro filhos. Na última vez, neste mês, teve a casa alagada durante a madrugada. Conta que registrou em vídeo e enviou para o secretário da Defesa Civil, Milton Martins. No outro dia a equipe da Prefeitura (secretarias e Sanep) estava no local para levantamento e diagnóstico da situação. A execução ocorreu no feriado. “Espero que agora a água vá fluir”, disse. Admite que não aguenta mais os prejuízos que os alagamentos impuseram a ele e a sua família. “Estragou tudo, guarda-roupas, cozinha planejada, mobiliário do quarto das crianças”, lamenta
A dona de casa Jane Nunes da Costa, 61, celebra a obra realizada e torce para que o esforço despendido dê certo. Segundo ela, desde setembro do ano passado foram várias as vezes em que teve a casa invadida pelas águas - transtorno que a fez perder parte do mobiliário, se desfazer de roupas e a lidar com danos no piso e rodapés. “Disseram que viriam e realmente vieram, agora é torcer para que a obra funcione e ninguém mais por aqui volte a passar pelos problemas que eu foi obrigada a passar desde o ano passado, ninguém merece”, disse.