ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação

Prefeitura incentiva a alimentação saudável através de jogos nas escolas

Brincadeiras inclusivas fazem com que o conhecimento chegue de forma lúdica e divertida a crianças e adolescentes

05-09-2019 | 12:47:48

Repensar o consumo dos alimentos a partir do conhecimento, com a perspectiva de zelar pela saúde, é o objetivo do programa de Alimentação Escolar da Prefeitura, voltado aos estudantes da rede municipal de ensino. Para tornar o aprendizado ainda mais lúdico, o Município desenvolveu seis jogos divertidos, responsáveis por trabalhar a educação alimentar e qualificar as atividades já desenvolvidas pelas nutricionistas nas escolas.

Brincadeiras elaboradas pelo Município são inclusivas - Fotos: Igor Sobral

As ferramentas construídas pelo Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta), da Secretaria de Educação e Desporto, também têm outro ponto positivo: todos possuem acessibilidade, ou seja, todas as crianças e jovens, com ou sem deficiências, podem brincar a aprender juntos. Nesta quinta-feira (5), foi a vez dos alunos da Emef Jeremias Fróes, no Porto, conhecerem as brincadeiras e conversarem sobre a importância da alimentação saudável e nutritiva.

“É nesta idade que construímos nosso padrão alimentar e, por isso, é tão importante que os alunos tenham consciência, desde cedo, sobre o que estão ingerindo. Os jogos são ferramentas para adquirir este conhecimento de forma diferenciada”, afirmou a responsável técnica pelo programa, Maria Cristina Ramires. 

A profissional também lembrou que a alimentação saudável está diretamente ligada à prevenção da obesidade e de enfermidades, como hipertensão e diabetes.  

A nutricionista Ana Paula Gomes explicou, aos estudantes, os tipos de processamento dos alimentos e identificou as opções mais saudáveis e aquelas prejudiciais à saúde. Por meio de um dos jogos – um semáforo idealizado para classificar os itens mais benéficos e nocivos –, os alunos puderam refletir em conjunto a respeito do consumo de itens, como batata frita, macarrão instantâneo, carne e verduras.  

Mudança de hábitos

O trabalho desenvolvido em sala de aula já tem surtido efeito, contou a diretora Patrícia Duarte. Ela salientou que a temática já é trabalhada pelos professores durante todo o ano, mas que a conversa com a nutricionista ajuda a fortalecer as orientações. “Estimulamos os alunos a não trazerem merendas como salgadinhos e refrigerantes, e os incentivamos a consumir mais a merenda disponibilizada pelo Município. Isso tem dado bons resultados”, completou.  

As ferramentas foram construídas pelo Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta), ligada à Secretaria de Educação e Desporto - Fotos: Lucas Pereira/arquivo

Cinco sentidos

Os jogos adaptados consistem em brincadeiras que envolvem os cinco sentidos. Entre elas, uma caixa tátil, onde os estudantes são desafiados a descobrir quais alimentos estão ali contidos; um semáforo, um bingo, uma réplica de um telefone e um percurso elaborado no chão. Materiais em braille compõem as ferramentas lúdicas de aprendizagem.  

A supervisora do Capta, Ângela Soares, reforça que todos eles foram idealizados a partir da perspectiva do desenho universal. “As ferramentas são atrativas e lúdicas porque acreditamos que esta é a melhor forma de aprender”, disse. O projeto ‘‘Construção de Jogos e Materiais Adaptados" será levado pelas nutricionistas da Prefeitura aos 89 educandários municipais de Pelotas.  

Tags

jogos, alimentação saudável, inclusão, educação, saúde, escolas, aprendizado

Carregando 0%
Carregando 0%