Equipes atuam de maneira estratégica no Pontal da Barra, Valverde e Colônia Z3 como prevenção ao avanço das águas
Por Matheus Cabistany 03-07-2025 | 16:11:17
O município une esforços para intervir preventivamente no Pontal da Barra, balneário Valverde e Colônia Z3, nesta quinta-feira (3). As secretarias de Defesa Civil e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e o Sanep mobilizam frentes de trabalho para aumentar a proteção diante do possível avanço das águas da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo.
Uma das ações corresponde à ampliação da contenção às margens do canal da rua Nova Prata, no balneário Valverde, Laranjal. Com auxílio de escavadeira hidráulica, equipes colocam material com o objetivo de elevar o dique e impedir a entrada de água após uma eventual subida de nível do canal São Gonçalo, explicou o secretário da Defesa Civil, Milton Martins.
“Esse trabalho preventivo também irá preservar a funcionalidade da casa de bombas da rua Nova Prata, que está apta a operar se necessário”, pontuou.
Com efetivo e maquinários do Sanep e da Ssui, o município mantém a contenção com areia erguida na orla do Laranjal e Pontal da Barra e executa a recomposição nos pontos necessários. Além disso, o dique responsável por proteger a ponte de acesso à Colônia Z3 e a população da região do Cedrinho é reforçado com material para impedir a passagem das águas.
Em medição realizada no início desta tarde, a Lagoa dos Patos registrou 1,58 metro, enquanto o São Gonçalo estava na cota de 1,12 metro. Os dados são mais favoráveis, em comparação com o modelo divulgado pelo Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina (Locoste), do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o qual apontava a possibilidade de um pico entre 1,90 e dois metros no nível da laguna durante esta terça.
A Prefeitura permanece em alerta para a chegada da contribuição das águas da bacia do Guaíba e seus impactos nos mananciais de Pelotas. O canal oficial para comunicar emergências é o telefone da Defesa Civil: (53) 99700.7575.