Palestra foi direcionada às chefias de setores, divisões, departamentos, assessorias e superintendências da autarquia
Por Matheus Cabistany 01-07-2025 | 15:51:13
Com foco na busca constante por ambientes profissionais mais saudáveis e seguros, os servidores do Sanep participaram de palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho, conduzida pela Escola de Gestão Pública (EGP), na manhã desta terça-feira (1º). A conversa foi realizada no Pelotas Parque Tecnológico e conduzida pela procuradora-geral do Município, Cristiane Grequi Cardoso, e participação da secretária de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Carla Cassais.
A iniciativa marca o pontapé inicial de uma série de ações a serem desenvolvidas pela autarquia para construção coletiva de espaços de trabalho mais sadios, explicou a superintendente administrativa do Sanep, Michele Borba.
“Passamos a maior parte do dia dentro do Sanep, na prestação de um serviço essencial para a população. É fundamental que seja proporcionado um ambiente tranquilo e sadio para o desempenho das funções de cada servidor”, salientou.
Neste primeiro momento, o encontro reuniu os chefes de setores, divisões, departamentos, assessorias e superintendências. Segundo Michele, o intuito é evoluir os trabalhos de capacitação e expandi-los para todo o efetivo.
O assédio foi apontado por Cristiane como parte de uma estrutura hierárquica em que cada um cumpre o seu papel.
“Quando temos algum tipo de poder sobre o outro, é preciso olhar internamente e refletir sobre como estamos exercendo o papel de liderança. Precisamos falar sobre isso dentro do ambiente de trabalho para torná-lo mais seguro e acolhedor”, disse a palestrante.
A ação integra a política de qualificação continuada da Prefeitura, com a intenção de fortalecer a gestão pública com servidores cada vez mais capacitados e preparados para conduzir os desafios administrativos.