Centenas de unidades serão retiradas nesta terça-feira (13) por equipes das secretarias de Serviços Urbanos e Qualidade Ambiental
Por Roberto Ribeiro 12-05-2025 | 17:03:32
A Prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Qualidade Ambiental (SQA), promove nesta terça-feira (13) a retirada de centenas de pneus descartados em um terreno contíguo à avenida Francisco Caruccio, no bairro Três Vendas. A operação, alinhavada com o Ministério Público (MP), contará com duas equipes de mão de obra prisional (MOP), duas retroescavadeiras e uma caçamba. Todo o material será recolhido posteriormente pela Reciclanip, empresa com sede em São Paulo especializada em logística reversa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
É a segunda operação de recolhimento de pneus que a Ssui realiza em menos de um mês. A primeira foi no Passo do Salso, bairro Fragata, de onde foram retiradas de dentro de uma valeta mais de 150 unidades. Elas estão neste momento no pátio da Ssui, na avenida Salgado Filho, Cohab Tablada. Essa remessa também será recolhida quando a empresa vir a Pelotas executar o serviço.
Os pneus a serem recolhidos nesta terça (a SQA não estimou o número em função de o local estar em área de difícil acesso e, em alguns pontos, tapado por matagal) representam risco à natureza e à saúde humana, já que armazenam água da chuva e favorecem a proliferação de mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, causador da dengue.
Eles se concentram no local, um terreno particular onde funcionava uma olaria, a pedido de gestões passadas da SQA para o projeto de utilizar pneus para tubulação. Mais tarde se chegou à conclusão de que a borracha não é o material adequado para substituir o concreto e o projeto foi abandonado. “A ideia é deixar [o local] zerado”, disse a chefe de gabinete da SQA, Fernanda Lessa.
Uma parte do terreno foi roçada para que a equipe da Reciclanip tenha acesso mais facilitado quando fizer o recolhimento. Para essa ocasião, a SQA pretende fazer uma campanha junto às oficinas e principalmente borracharias a fim de ampliar a carga a ser levada em uma carreta para a destinação correta, fora dos limites do município. Atualmente, Pelotas não dispõe de uma empresa capacitada a prestar esse tipo de serviço.