Encontro chamado pela Secretaria de Governo debateu formas de garantir o sossego público na região
Por Roberto Ribeiro 25-04-2025 | 15:38:21
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, reuniu na manhã desta sexta-feira (25), no Paço Municipal, moradores da região da UCPel, na área central, que concentra estabelecimentos como bares, comércio de bebidas e casas noturnas. O grupo, recebido pela secretária Miriam Marroni, reclamou da perturbação do sossego, principalmente do som alto dos carros, brigas e consumo de bebidas fora do horário preestabelecido.
O prefeito Fernando Marroni acompanhou parte do encontro. Além de se solidarizar com os moradores, ratificou o compromisso do governo em coibir excessos. “Entendemos que Pelotas é uma cidade que historicamente tem uma vida noturna pujante, que gera emprego e ocupação para muitas pessoas, mas o sossego público é um direito de todos e a administração precisa garanti-lo. Nosso papel é equalizar os interesses de todos, mas, sempre, evitar excessos”, disse.
Semana passada, durante reunião do Observatório de Segurança Pública, a secretária Miriam Marroni já havia manifestado preocupação em relação ao problema. Neste mês, a Prefeitura, em operações integradas com órgãos de segurança, intensificou a fiscalização na avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, zona oeste de Pelotas.
Na reunião desta sexta para tratar da questão envolvendo o entorno da UCPel, a administração assumiu o compromisso de manter o conjunto de medidas que já vêm sendo tomadas para garantir a manutenção do sossego público, como as operações integradas e a ampliação do diálogo com comerciantes e moradores da região. Ao mesmo tempo, para médio e longo prazo, a Prefeitura deve adotar soluções tecnológicas, avançar, em conjunto com as forças de segurança, em sistemas de inteligência e redefinir horários.
Também participaram da reunião os secretários de Urbanismo, Otávio Peres, e de Segurança Pública, Márcio Medeiros, além de representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e da Guarda Municipal.