Qualificação, no âmbito do programa Capacidades, credencia município na captação de recursos junto ao Novo PAC e a outros editais para execução de obras
Por Roberto Ribeiro 02-05-2025 | 16:15:29
A Prefeitura emplaca mais um curso de capacitação junto ao Ministério das Cidades no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (Capacidades). A formação, que qualifica servidores em várias áreas, contribui também para o município se credenciar na captação de recursos junto ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) bem como a outros editais.
Pelotas teve a proposta aprovada junto a outros 55 municípios de todo o País para receber a qualificação, que desta vez vai versar sobre Práticas de Desenvolvimento Urbano Integrado. A primeira aula está marcada para dia 6 deste mês (terça-feira). O curso se estende até o final de junho. “São cursos que nos ajudam a elaborar projetos tecnicamente qualificados, com alto grau de resolução para os problemas que enfrentamos, e isso, na ponta, nos credencia a disputar recursos para execução de obras que o município tanto precisa”, justifica o secretário de Urbanismo, Otávio Peres. “Essa é a nossa principal expectativa, fazer com que esses processos revertam em acesso a recursos.”
Atualmente, em um consórcio que envolve os municípios do Rio Grande e de São Lourenço do Sul, Pelotas é uma das 12 cidades do País, a única dos três estados da Região Sul, habilitadas a oferecer o curso “Urgência climática, implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”. A iniciativa é também do Ministério das Cidades, no âmbito do Capacidades. Participam técnicos de secretarias e da comunidade acadêmica da UFPel, Furg, IFSul RS e IFSul Sul-rio-grandense. As aulas, em formato online, ocorrem duas vezes por semana.
Foto: Volmer Perez