ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Primeiro projeto do Programa de Arrendamento Residencial é aprovado pela Seurb

Por Divulgação 14-12-2001 | 00:00:00


   Cleff A Secretaria de Planejamento Urbano (Seurb) já aprovou o primeiro projeto para as moradias que fazem parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O PAR é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Pelotas, Sinduscon e Caixa Econômica Federal, e irá beneficiar pessoas que tenham renda familiar de três a seis salários mínimos.
   Cleff O primeiro projeto aprovado pela Seurb é o da Construtora Ricardo Ramos, e tem 160 apartamentos. O condomínio, fechado, será localizado na Av. Salgado Filho, em frente ao Hipódromo da Tablada. Este contrato entre a construtora e a Prefeitura será assinado até o fim do ano, com cronograma de obras em 10 meses. Os primeiros beneficiados com o PAR deverão ocupar seus apartamentos já em novembro do ano que vem.
   Cleff Paulo Oppa Ribeiro, diretor do Departamento de Urbanização Popular (DUP) da Seurb, destaca vários pontos importantes neste programa. Um desses pontos é a mensalidade, que ficará em cerca de R$ 140,00, o que corresponde à metade do valor da maioria dos aluguéis hoje na cidade. As famílias que participarem deste arrendamento só começam a pagar este valor depois de 30 dias do recebimento do imóvel, o que não fará com que tenham que pagar mensalidade alguma antes de estar usufruindo de seu apartamento. Além disso, ao final de 15 anos, com os pagamentos em dia, os arrendatários receberão a propriedade do imóvel. O valor pago pelos arrendatários será reajustado anualmente pela inflação mais 3% do FGTS.
   Cleff Oppa Ribeiro diz que este programa de arrendamento beneficia uma faixa salarial, porém gera empregos diretos e indiretos para os que estão fora desta faixa de salário, além de fazer circular em Pelotas 20 milhões de reais, valor que corresponde a mil moradias de 20 mil reais. A expectativa é de gerar vários empregos diretos somente na área da na construção civil.
   Cleff O secretário de Planejamento Urbano, Antônio Carlos Soler, complementa as expectativas do diretor do DUP falando da rapidez com que o primeiro projeto foi aprovado pela Seurb. O projeto da Ricardo Ramos, diz Soler, está de acordo com as exigências do Plano Diretor. O condomínio, além dos blocos com 160 apartamentos, oferecerá uma vaga de carro para cada unidade e 326 metros quadrados de área comunitária, além de centro de recreação.
   Cleff Segundo Oppa Ribeiro, as famílias já estão procurando a Prefeitura e o próprio departamento para se inscreverem no programa. Ele diz que estas inscrições estão sendo feitas pelas cooperativas e associações indicadas pelo departamento, porque é fundamental que este processo seja feito de forma organizada. Logo após as inscrições, os dados das famílias serão enviados para o DUP, que realizará a seleção baseado nos requisitos estabelecidos. (Sugestão para box:)
   ONDE SE INSCREVER
   # Cooperativa Habitacional dos Municipários (COOHAMUP) - 225-9327, com Viviane
   # Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria de Alimentos (COOTIAL) - 271-2878, com Clarice
   # Cooperativa Habitacional Sul da Brigada Militar (COABSUL) - 225-8311, com Jubiara
   # CEPERS/Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Educação de Pelotas (COOHATEPEL) - 225-2166, com Luci Meri
   # Cooperativa dos Servidores Públicos Federais (ASUFCOP) - 278-6116, com Vera Lopes
   # Sindicato da Alimentação - 225-3564, com Mário Reis
   # Sindicato da Saúde - 222-3590, com Sérgio
   # União Pelotense das Associações Comunitárias e
   Associações de Bairro (UPACABI) - 91160248, com Juvenil

Carregando 0%
Carregando 0%