ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Rede municipal de ensino começa ano letivo com mais 750 servidores

Nesta segunda, a prefeita Paula Mascarenhas participou da recepção de parte deste grupo, que atuará nas escolas das zonas urbana e rural de Pelotas

02-03-2020 | 17:20:06

A rede municipal de ensino inicia o ano letivo, em 2020, com o reforço de mais 750 servidores da Educação, nomeados no concurso público da Prefeitura para atuarem nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental das zonas urbana e rural de Pelotas, responsáveis pelo ensino de 30 mil alunos. Nesta segunda-feira (2), a prefeita Paula Mascarenhas participou de mais uma acolhida voltada a parte deste grupo, formado por professores da Educação Infantil, séries iniciais e finais, cuidadores, orientadores, secretários, monitores e merendeiros.

Objetivo da acolhida é aproximar novos servidores da Prefeitura e proporcionar momentos de informações sobre a vida funcional - Fotos: Michel Corvello

No auditório do Pelotas Parque Tecnológico, o momento foi de integração e orientações. A iniciativa corresponde ao programa Cuidando do Servidor, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), cujo objetivo é aproximar os novos integrantes do quadro à Prefeitura e recepcioná-los com a apresentação de informações sobre a vida funcional e a estrutura da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Paula lembrou que todos os profissionais são responsáveis pela realidade das escolas – sejam eles professores, orientadores, cuidadores, merendeiros, secretários ou monitores. 

“Todos têm uma parcela fundamental para a formação dos alunos. Se acreditamos na transformação do mundo, não existe caminho melhor do que a Educação, ajudando a preparar pessoas para enfrentar os desafios do mundo, a se relacionar melhor, a acreditar na harmonia, no diálogo e no respeito às diferenças, e a evitar conflitos”, afirmou Paula, reforçando o papel da escola como grande centro de prevenção à violência.

Cada área, uma missão

Em conversa informal com os novos servidores, a prefeita assinalou as missões inerentes a cada área escolhida. Os professores de Educação Infantil, segundo ela, são os responsáveis pelo primeiro contato, aqueles que deixam a primeira impressão da vida escolar; já os de séries iniciais, carregam consigo o desafio de alfabetizar – processo essencial para toda a trajetória de aprendizagem dali em diante. Os docentes das séries finais têm a tarefa de manter o encantamento dos adolescentes pelo conhecimento, pela sede de novas descobertas.

“Cuidadores, orientadores, secretários e merendeiros também têm missões fundamentais. Amor, carinho, saúde e educação também se faz na alimentação dos alunos, uma vez que os bons hábitos se criam na infância”, disse Paula, valorizando a relevância de cada atividade para tornar o universo escolar o mais agradável e atrativo possível.

Servidores já iniciaram o ano letivo nas escolas municipais - Fotos: Michel Corvello

Falando enquanto professora e servidora pública, Paula frisou a importância do trabalho cujo patrão, de acordo com ela, é a coletividade; os cidadãos de Pelotas. “Servir à população é uma missão, sobretudo, na área da Educação. Por isso, pensamos neste modelo de acolhimento, para que recebam os cumprimentos por esta conquista e a gratidão por quererem trabalhar no Município”, ressaltou.  

A gestora salientou o empenho da Prefeitura em qualificar a estrutura dos educandários municipais, a fim de oferecerem um melhor cenário de ensino aos alunos e de trabalho aos servidores. Exemplo é a requalificação realizada nas Escolas de Educação Infantil: das 29 Emeis, duas são novas e 24 já foram entregues totalmente requalificadas à população. Neste ano, outras três também devem chegar renovadas aos bairros pelotenses, além da nova Emei Prefeito Ary Alcântara, que será inaugurada no Navegantes e atenderá 120 alunos da região.

+ Pestano tem escola de Educação Infantil transformada com reforma e ampliação

Novo desafio

Entre os profissionais acolhidos nesta segunda, a professora de Português, Graciele Silveira, já atuante nas escolas Olavo Bilac, no Fragata, e Osvaldo Cruz, nas Três Vendas. A docente leciona há seis anos na rede estadual como professora de Inglês e, por isso, está animada com o novo desafio. 

“Acredito que Português é a base de tudo, reflete em todas as outras áreas do conhecimento. A leitura e a escrita são importantes para todo o resto”, disse ela, que afirmou ter participado do concurso pensando na estabilidade proporcionada por ele.

O secretário de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Eduardo Schaefer, lembrou que a nomeação dos 750 servidores demonstra a prioridade dada pelo governo não só à educação, mas também, ao serviço público. Destacou a organização e agilidade da Sarh para atender o grupo, de forma a otimizar o processo de admissão e possibilitar que as escolas recebessem os profissionais ainda no início do ano letivo.  

O número expressivo de nomeações, em breve período, também foi destaque na fala do secretário da Educação e Desporto, Artur Corrêa. "Educação não se faz com máquinas, mas com pessoas. Agradeço à prefeita por apostar nesta área, trazendo mais servidores que vão se somar aos outros tantos que já fazem um ensino de qualidade na rede municipal", apontou.

Na programação do evento, também ocorreram atividades de ginástica laboral com o professor do Vida Ativa, Diego Mattos; palestra da engenheira do trabalho, Natiele Kleemann, sobre saúde e segurança do trabalho; explanação acerca do regimento jurídico dos servidores, feita pela diretora de Recursos Humanos da Prefeitura, Tavane de Moraes; apresentação de um solo de saxofone, realizado pelo professor da Universidade Federal de Pelotas, Adão Santos; e entrega de cartas de boas-vindas, elaborada pela prefeita Paula Mascarenhas.

Tags

acolhida, servidores, educação, escolas

Carregando 0%
Carregando 0%