Objetivo é fortalecer e ampliar as políticas públicas de atenção integral às pessoas com TEA
Por Tânia Magalhães 24-04-2025 | 11:30:14
Já está em plena atividade o grupo de trabalho criado pelo Município, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para tratar do fortalecimento e ampliação de políticas públicas voltadas à atenção integral às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As reuniões, inicialmente, são semanais, conduzidas pela coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência (RAPCD), terapeuta ocupacional Mariana Dumer Borges, e pela enfermeira apoiadora da Rede Materno Infantojuvenil (Remi) Carmen Viegas.
A formação inicial do grupo contou com a participação de representantes das redes de Atenção à Saúde Materno Infantojuvenil, a de Atenção às Pessoas com Deficiência e a de Saúde Mental. Posteriormente, foi ampliado para incluir membros das demais redes de trabalho da SMS, assegurando a construção coletiva e intersetorial dos trabalhos. Segundo a coordenadora Mariana, o foco é a promoção do cuidado mais efetivo, humanizado e integrado em torno das pessoas com TEA.
- Realizar o diagnóstico situacional no âmbito da saúde municipal, mapeando os serviços, fluxos, demandas e necessidades relacionadas ao atendimento das pessoas com TEA.
- Alinhar com a rede de saúde a oferta de cuidado integral às pessoas com TEA, promovendo a articulação entre os diferentes pontos da rede e assegurando a continuidade do cuidado.
- Fomentar discussões sobre os processos de trabalho, com vistas à qualificação das práticas profissionais, à construção de protocolos e ao fortalecimento das equipes envolvidas.
- Avaliar a ambiência nos espaços de saúde, buscando identificar barreiras e propor adequações que garantam a acessibilidade e o acolhimento às pessoas com TEA e suas famílias.
A coordenadora Mariana Dumer Borges informa que, após o diagnóstico inicial, a proposta é ampliar as discussões além dos espaços de saúde, envolvendo os diferentes pontos da rede que atende esse público. “A constituição do grupo de trabalho TEA reflete o compromisso da SMS de Pelotas com a construção de uma rede de atenção cada vez mais sensível, inclusiva e eficaz, pautada na escuta qualificada, no trabalho colaborativo e no respeito à diversidade”, pontua. A próxima reunião está marcada para terça-feira (29).