ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vigilância Sanitária orienta ambulantes do Carnaval

Servidores do setor de Alimentos explicam procedimentos obrigatórios de boas práticas

Por Tânia Magalhães 24-04-2025 | 09:20:53

Nesta semana, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura (Visa/SMS) promoveu reunião com os ambulantes credenciados pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), selecionados via edital, que ocuparão espaços junto à passarela dos desfiles carnavalescos. A festa popular em Pelotas inicia-se nesta sexta-feira (25) e encerra-se no domingo (27). Servidores do setor de Alimentos prestaram orientação quanto aos procedimentos indispensáveis na lida com os produtos, desde as formas corretas de manipulação até as temperaturas recomendadas para conservação dos itens. Participaram do encontro a chefe do Setor de Fiscalização, Sanitária Vânia Barbosa, a nutricionista Rosemeri Carvalho e a agente fiscal Meiler Coelho.

Profissionais orientam sobre boas práticas - Fotos: Divulgação/Visa/SMS

De acordo com o servidor da Visa/SMS, Sidnei Louro Jorge Júnior, além da orientação sobre o trato correto com os insumos utilizados para preparação de alimentos, também foram apresentadas as regras em relação a produtos prontos para consumo humano. “Há necessidade de ter procedência comprovada de tudo que foi adquirido para ser manipulado e comercializado, com notas fiscais. Os espaços ocupados devem ser mantidos limpos e organizados. É preciso, ainda, atenção especial para os prazos de validade dos insumos adquiridos para preparação de lanches e demais alimentos que serão oferecidos. Haverá fiscalização pelos profissionais do setor, durante os três dias de Carnaval.”

De acordo com as normas de boas práticas, os manipuladores precisam vestir uniformes, de preferência de cores claras, cabelos cobertos, sem adornos, unhas limpas, aparadas e sem esmaltes. As caixas térmicas, limpas por dentro e por fora, assim como outros itens, não podem ser armazenadas diretamente no solo. A Vigilância Sanitária salienta que os espaços devem ter reservatório de água para a frequente higienização das mãos com sabonete líquido e toalhas de papel descartável. As lixeiras precisam ter tampa e acionamento por pedal. 

Tags

vigilância sanitária, fiscalização alimentos, ambulantes carmaval

Carregando 0%
Carregando 0%