Com o objetivo de aprimorar o atendimento à população, o governo está preparando uma nova sede para os serviços.
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 26-03-2025 | 11:46:05
A Prefeitura, por meio da secretaria da Mulher, promoveu diversas ações ao longo do mês de março, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e prevenção à violência contra a mulher. E, na próxima segunda-feira (31) às 10h, o governo municipal fará a inauguração oficial da nova sede da secretaria da Mulher e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben (Cram), finalizando as ações alusivas ao mês da Mulher.
A nova sede, localizada na rua Dom Pedro II, 813 – entre as ruas XV de Novembro e Padre Anchieta, será essencial para aprimorar a estrutura de acolhimento e o atendimento às mulheres vítimas de violência. Com isso, as mulheres ganham, também, um espaço para pensar e promover as ações de conscientização e prevenção à violência.
O Cram integra serviços de prevenção e proteção às mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, com o objetivo de fortalecer a autoestima, promover a autonomia das mulheres e ampliar sua compreensão sobre as relações de gênero. Já a secretaria da Mulher é responsável pela formulação, coordenação, execução e acompanhamento de políticas e diretrizes de garantia dos direitos das mulheres, bem como a elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias e da implementação de legislação sobre ações afirmativas de igualdade de gênero e de combate à discriminação.
Até o dia 31 deste mês, o atendimento do Cram e da secretaria da Mulher está suspenso devido à mudança de endereço. Durante esse período, as usuárias poderão buscar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região ou nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no horário das 8h às 17h.