Por Divulgação 05-01-2002 | 00:00:00
A Prefeitura Municipal de Pelotas fez uma parceria, através da Secretaria de Cultura (Secult), com a Caixa Econômica Federal para a viabilização do Programa de Revitalização de Sítios Históricos. Este programa é um plano de financiamento para restauração e reparos dos bens culturais de Pelotas.
A Secult estará fazendo, a partir do dia 8 até o dia 18 de janeiro, o cadastro de profissionais arquitetos que estejam interessados em desenvolver os projetos de restauração e reciclagem de prédios históricos de Pelotas, com o objetivo de atender aos proprietários ou inquilinos desses bens.
A iniciativa da Prefeitura faz parte de um plano de ações para a recuperação do patrimônio histórico-arquitetônico da cidade, reconstruindo o centro cultural. Vários dos prédios históricos hoje em Pelotas estão em estado calamitoso, alguns condenados caso não ocorram uma recuperação imediata. "Restaurar estas construções, além de respeito à história pelotense – alguns dos prédios inclusive foram morada de cidadãos ilustres – é obrigação de um governo que preza a cultura e o passado para alicerce do futuro", diz a coordenadora do Projeto Monumenta, Carmem Vera Roig.
Os arquitetos que estiverem interessados podem fazer seu cadastro no programa das 14 às 18h, no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório, na Coordenadoria de Patrimônio Cultural (COPAC) da Secult, apresentando cópia da carteira profissional e currículo resumido. Tratar com Gisela ou Márcia. Informações podem ser obtidas pelo telefone 222-0222.