Programação de 12 a 21 de abril vai oferecer 25 atividades, em diversas comunidades vulneráveis do município
Por Joice Lima 09-04-2025 | 17:31:22
Começa neste sábado (12), em Pelotas, a Semana da Cultura LPG, que se estende até o dia 21 de abril. A programação traz 25 atividades culturais, nas áreas de artes cênicas, manifestações populares, artes integradas, memória e patrimônio imaterial, entre outras, que serão realizadas em comunidades vulneráveis do município – Dunas, Pestano, Passo dos Negros, Balsa, Colônia Z3, Balneário dos Prazeres, Navegantes, Cohab Tablada, entre outras –, e incluem escolas da rede pública de ensino e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os projetos foram selecionados no Edital 001/2024 - Lei Paulo Gustavo - Demais Áreas da Arte e da Cultura, criado e lançado pela Secretaria de Cultura (Secult), que também organizou a programação. Cada proponente de atividade recebe R$ 17.594,42, de um total de quase R$ 440 mil, recursos do Ministério da Cultura (MinC), Lei Paulo Gustavo.
A programação é composta de apresentações de peças teatrais (adultas e infantis) e de dança, shows de música, exposições de artes visuais, capoeira, artesanato, literatura, ações educativas, oficinas, etc. Algumas atividades são destinadas a públicos específicos, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (ETA), mulheres vítimas de violência doméstica, adolescentes infratores e pessoas com deficiência auditiva (apresentações de música e de teatro com tradução em Libras) e visual – uma exposição têxtil, que estimula que as obras sejam tocadas.