Rompimento de cabos de fibra ótica ocasionou indisponibilidade em alguns serviços municipais
28-08-2018 | 14:03:49
Os serviços da Prefeitura e secretarias municipais foram afetados na manhã desta terça-feira (28), depois que cabos de fibra ótica foram rompidos nos trechos entre as cidades de Guaíba, Camaquã, Pinheiro Machado e Bagé. Assim que o problema foi constatado, a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) colocou os sistemas dos órgãos públicos em funcionamento por meio de um link de backup, que fornece um sinal com velocidade mais reduzida, a fim de evitar maiores transtornos.
Os agentes de Trânsito não conseguem acessar o sistema do Detran em função do sinal de internet estar instável. O telefone da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também enfrenta indisponibilidade.
A Guarda Municipal enfrenta instabilidade no telefone 153.
A Secretaria da Fazenda (SMF) está com o atendimento interrompido até que os sistemas retornem.
A Secretaria de Assistência Social está sem sinal de internet e o atendimento do setor de Cadastro Único fica interrompido até o restabelecimento.
Na autarquia, não é possível abrir novos requerimentos ou gerar a segunda via da conta de Água. O restante dos serviços está funcionando.
O telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está instável (em alguns momentos funciona, outros não.
Enquanto os serviços não forem totalmente restabelecidos, atendimentos podem sofrer atrasos e lentidão. A Oi, empresa responsável pelo fornecimento do sinal, informou, por meio de nota, que técnicos da operadora foram enviados aos locais para solucionar o problema. A retomada do sistema volta aos poucos, mas não há prazo para resolução completa do problema.