Imunização inicia com foco em idosos, crianças pequenas e gestantes nas UBSs e na Casa da Vacina
Por Carolina Abreu 07-04-2025 | 14:12:03
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7) em Pelotas, com foco inicial em três grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e na Casa da Vacina, localizada na rua Gonçalves Chaves, nº 437, no Centro.
Somando os públicos-alvo iniciais, 96.588 pessoas podem se vacinar nesta primeira etapa da campanha em Pelotas. Desse total, são 70.250 idosos com 60 anos ou mais, 23.821 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 2.517 gestantes.
De acordo com a coordenadora da Casa da Vacina, Marjorie Mendieta, a antecipação da imunização é fundamental para garantir proteção antes da estação mais fria do ano. “A ideia é que esses grupos já estejam vacinados quando o inverno chegar, porque é nesse período que costumam aumentar os casos de doenças respiratórias. Quanto antes forem imunizados, melhor será a proteção individual e coletiva”, destacou.
A orientação da Secretaria de Saúde é que os integrantes desses grupos busquem a vacinação o quanto antes. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Caso o paciente não tenha a carteira, ainda assim poderá receber a dose. No entanto, pessoas com sintomas gripais devem aguardar a recuperação antes de procurar a imunização.
A campanha avançará por etapas. Aos poucos, a vacinação será liberada para os demais grupos de risco, como profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades, até chegar à população geral, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Estado ao município.