Grupo de corridas, mantido pelo projeto, participou com 22 atletas inscritos nas provas de 42, de dez e de cinco quilômetros, além da caminhada de três quilômetros
16-10-2023 | 17:54:46
Criado em fevereiro deste ano, o grupo de corridas do projeto Vida Ativa inscreveu 22 atletas para participarem da 1ª Maratona Sesc de Pelotas realizada domingo (15). Os corredores integraram as provas de 42, de dez e de cinco quilômetros, além da caminhada com percurso de três quilômetros.
O representante do grupo na Maratona foi o educador físico João Azevedo, que fez o percurso de 42 quilômetros no tempo de 4h24min55seg e concluiu a prova em 155º lugar entre 230 participantes. “Fiquei muito feliz em ter finalizado a prova. Foi muito desafiador e uma questão pessoal de conseguir concluir a minha primeira maratona. Aproveitei bastante todo o percurso, com vários momentos de alegria, especialmente na chegada com a família me aguardando, meus colegas do Vida Ativa, foi muito legal e me sinto orgulhoso em concluir a prova”, disse.
Na rústica de 10 quilômetros, a paratleta Janise Silva terminou em 4º lugar na classificação geral do naipe feminino com o tempo 47min31seg. Nos cinco quilômetros, Luciana Alves foi a 5ª colocada na classificação geral feminina com o tempo de 22min41seg, enquanto Álvaro Guimarães venceu na categoria 50/54 anos com o tempo de 23min42seg e Sônia Rangel terminou em 2º lugar na categoria 55/59 anos com o tempo de 26min15seg.
“Em fevereiro, começamos com 20 alunos e, hoje, somos um grupo com 68 participantes e essa, sem dúvida, foi a melhor participação dos atletas do grupo nas provas disputadas este ano, o que mostra a evolução do trabalho progressivo, cujos resultados começam a aparecer”, afirma o treinador Paulo Santos.
Para a coordenadora do projeto Vida Ativa, Carol Maluê, a participação do grupo de corridas na 1ª Maratona contribuiu para reforçar os objetivos do projeto, que são de fomentar a cultura da atividade física e possibilitar a integração e sentimento de pertencimento dos alunos com a participação em eventos esportivos. “Além de uma possibilidade incrível de superação de limites, através de um esporte universal, foi também a oportunidade de integração dos alunos a um evento histórico para a comunidade pelotense”, diz.
O grupo de corridas do Vida Ativa funciona no Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo (Karosso), à rua Álvaro Chaves, 2.000, Centro, com atividades orientadas às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 17h. Como nas demais modalidades oferecidas pelo projeto, o acesso é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O Vida Ativa é um projeto da Secretaria de Educação e Desporto, que oferece aulas de modalidades esportivas e atividades físicas gratuitas para diferentes públicos, com o objetivo de melhorar a saúde da população. O programa abrange várias faixas etárias e condições, como pessoas com deficiência. As atividades são semanais, incluindo os finais de semana, e envolvem oficinas de modalidades como futsal, basquete, voleibol, handebol, dança, ginástica, ritmos, treinamento funcional, lutas e caminhada e corrida orientada.
O projeto é desenvolvido em núcleos instalados nos bairros e, também, no Ginásio Municipal Karosso no Centro.