Por Divulgação 20-02-2002 | 00:00:00
Entregue à comunidade em maio do ano passado, o Pronto-Socorro- Municipal atende diariamente cerca de 250 pessoas, número que pode ultrapassar 300 nos fins-de-semana quando o pronto atendimento da rede hospitalar encerra suas atividades às 20 horas. De acordo com dados da diretora técnica do PSM, Julieta Carriconde Fripo, 9 mil pessoas procuram atendimento mensalmente.
Operando pelo sistema de triagem, médicos socorristas atendem todos os casos de urgência e emergência. Os demais casos são encaminhados para o pronto atendimento do Hospital de Clínicas, que funciona no mesmo prédio, com entrada pela rua Marechal Deodoro.
O plantão é feito por 2 socorristas (médicos clínicos e cirurgiões com especialização em urgência e emergência), 1 cirurgião e 1 socorrista pediátrico que dão o primeiro atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. No caso da necessidade de atendimento por especialista, como neuro-cirurgião, cirurgião torácico ou cirurgião traumatologista, este é chamado até o PSM.
Os pacientes em situações emergências, como por exemplo envolvidos com acidentes no trânsito, dores no peito, desmaios, são atendidos imediatamente, isto é, em tempo zero. Já as urgências, cerca de meia hora, explica a médica, lembrando que em casos necessários, como na espera dos resultados de exames laboratoriais, o paciente fica mais tempo até ser liberado ou encaminhado para internação.
Quando o paciente necessita de internação, inicia o tratamento no pronto-socorro e fica aguardando leitos nos hospitais conveniados; Santa Casa, Beneficência, Fau e Hospital Universitário. A enfermaria de observação do PSM possui 10 leitos, sem distinção de sexo, e acolhe os pacientes em situação transitória, não funcionando como hotelaria.
O bloco cirúrgico realiza as cirurgias em geral. As cirurgias mais complexas, como trauma de crânio e ortopédicas, são realizadas na Santa Casa ou Beneficência Portuguesa. Temporariamente as emergências em traumatologia estão sendo encaminhadas para Rio Grande. Os casos ambulatoriais são encaminhados para o Miguel Piltcher.
Funcionando em uma área de 700m2, em anexo no Hospital São Francisco de Paula, com entrada pela rua Barão de Santa Tecla,o Pronto-Socorro Municipal é gerenciado e mantido com um fundo único resultante da parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar com as universidades Católica e Federal e Santa Casa de Misericórdia.