Prefeitura é parceira do evento, que precisou ser adiado devido à problema técnico. O filme uruguaio “El Baño del Papa” estreia o ciclo no Cine UFPel
Por Joice Lima 07-05-2025 | 15:59:33
A Secretaria de Cultura (Secult) informa que o Ciclo de Cinema Latino-americano, inicialmente previsto para começar nesta sexta-feira (9), será adiado por uma semana devido à problema técnico no projetor da sala do Cine UFPel, constatado na manhã desta quarta-feira (7). Assim, a primeira exibição acontecerá no dia 16 de maio, às 19h, com o filme uruguaio “El Baño del Papa”, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, e na sequência haverá um debate.
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secult, é parceira do Ciclo de Cinema Latino-americano e do Ciclo de Cinema Espanhol, junto à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Centro de Estudios em Lengua Española. Cada sexta-feira, até o início de novembro, haverá a exibição de um longa-metragem uruguaio, argentino, chileno, mexicano e também espanhol, na sala universitária de cinema localizada na rua Lobo da Costa, 447 (Centro) – no prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. As exibições gratuitas serão seguidas de um debate, com convidados.
"El Baño del Papa" (ou "O Banheiro do Papa") é uma produção franco-uruguaia-brasileira de 2007, de 97 minutos de duração. A trama se passa em uma pequena cidade uruguaia, onde a expectativa pela visita do Papa João Paulo II em 1988 leva um homem chamado Beto a ver uma oportunidade de negócio ao construir um banheiro para os peregrinos que visitam a cidade. O filme mistura elementos de ficção com eventos reais, explorando os efeitos da visita papal na vida das pessoas humildes da região.
O filme foi vencedor, no Festival de Gramado, nas categorias: Melhor Filme - júri popular e Prêmio da Crítica; Melhor ator - César Troncoso; Melhor atriz - Virginia Méndez; Melhor roteiro. Também recebeu prêmio de Melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de Melhor roteiro no Festival de Cinema Latino-americano de Huleva.