Mostra da recuperação dos bens vandalizados na tentativa de golpe de Estado no início de 2023 ficará exposta no hall do Paço Municipal até o dia 27 de junho
Por Roberto Ribeiro 01-05-2025 | 11:30:53
Com a presença do prefeito Fernando Marroni, foi aberta na tarde desta quarta-feira (30), na sala Frederico Trebbi (hall da Prefeitura), a exposição “8 de janeiro – Restauração e Democracia”. A mostra ficará disponível à visitação até o dia 27 de junho. Também participaram do vernissage secretários municipais, a reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, e integrantes da equipe da Universidade que trabalhou na restauração dos bens vandalizados na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
“É uma honra para nós receber essa exposição nesta casa, agradeço a todos que se dedicaram porque estamos perto de afirmar a democracia através do Judiciário, porque infelizmente, em todos os momentos em que a nossa democracia foi golpeada, enveredamos por um caminho de conciliação que não nos garantiu ao longo do tempo a estabilidade do regime democrático”, alertou o chefe do Executivo.
A reitora agradeceu o espaço, lembrou que a sala Frederico Trebbi é histórica como ambiente de exposição, e deixou claro que a restauração das obras no Palácio do Planalto representa uma experiência histórica de resistência e defesa da democracia e do estado democrático de direito. “Houve envolvimento, afeto e compromisso, parabéns a todos que participaram e vida longa à democracia”, disse.
Além da exposição, a iniciativa inclui lançamento de livro e documentário, além de aula inaugural do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais e Móveis.
As peças foram restauradas ao longo de 2024 por uma equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, sob a coordenação das professoras Andréa Lacerda de Bachettini e Karen Velleda Caldas. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi UFPel) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), contando ainda com o apoio da Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS).
Na sequência da abertura da exposição, foi lançado o livro “Restauração: Democracia, Preservação e Memória”, que apresenta um amplo registro textual e visual do processo de conservação-restauração conduzido pela UFPel, com coordenação editorial da Satolep Press.