Por Divulgação 10-05-2010 | 00:00:00
Teve início hoje (10) a etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) para as pessoas que se encontram na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Apesar do tempo chuvoso, chegou a se formar fila no Centro de Especialidades em vários momentos do dia. No próximo sábado, dia 15, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana (aprox. 40) estarão realizando a vacinação contra a gripe A deste grupo etário, das 8h às 17h, a fim de beneficiar aquelas pessoas impossibilitadas de tomar a vacina durante a semana, devido à jornada de trabalho. Neste dia também será feita a vacina contra a gripe sazonal (comum) em idosos.
Parciais das levantadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) apontaram que até a sexta-feira, dia 7, 81.853 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe A (H1N1) e 19.964 idosos foram vacinados contra a gripe comum, número correspondente a 41% deste grupo.
“Apenas não deve tomar a dose quem estiver com febre. Neste caso, a pessoa deve esperar até a febre passar. Nos demais casos, não há nenhuma contra-indicação”, garantiu a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes. Ela avisou que a vacinação contra a gripe comum em idosos será prorrogada por tempo indeterminado, enquanto houver doses disponíveis. As pessoas que encontram-se na faixa dos 30-39 anos, última etapa da Campanha Nacional, podem ser imunizadas até o dia 21 de maio.