ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Mulher

Cram completa 11 anos de atuação em Pelotas

O Centro de Referência foi inaugurado em março de 2014 e instituído por Decreto em 2020

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 13-03-2025 | 15:29:54

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) foi inaugurado em 13 de março de 2014 e regulamentado pelo Decreto 6.317, publicado em 16 de setembro de 2020. Com 11 anos de atuação, o Cram integra serviços de prevenção e proteção às mulheres no município, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, com o objetivo de fortalecer a autoestima, promover a autonomia das mulheres e ampliar sua compreensão sobre as relações de gênero.

Equipe do Cram comemorando os onze anos do serviço. (Foto: Janine Tomberg/Secom)

Em homenagem à professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cláudia Pinho Hartleben, que está desaparecida desde 2015, o Município nomeou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência com seu nome, por meio do Decreto 6.317/2020. Cláudia Pinho Hartleben foi uma figura importante na educação e na defesa de causas sociais. Essa ação simboliza o reconhecimento de sua contribuição e também chama a atenção para a questão da violência contra as mulheres, destacando a importância do apoio a elas em momentos de vulnerabilidade.

Myryam retorna à coordenação do Cram. (Foto: Michel Corvello - arquivo Secom)

A primeira coordenadora do CRAM, Myryam Viegas, que esteve à frente do centro em 2014, retornou à coordenação em 2025, celebrando tanto o aniversário do Cram quanto a criação de uma secretaria dedicada exclusivamente às questões das mulheres, o que fortalece e dá visibilidade à luta pela erradicação da violência.

“Com a criação da Secretaria da Mulher, nosso trabalho será, sem dúvida, fortalecido. Essa foi uma grande conquista das mulheres pelotenses, e acreditamos que isso será essencial para nos fortalecer e qualificar ainda mais nossas ações”, afirmou Myryam.

Ela também destaca que a rede de enfrentamento à violência, fortalecida e unida, é fundamental para o avanço das ações, ressaltando que firmar parcerias com entidades públicas e privadas é uma necessidade constante para garantir a efetividade do trabalho.

Secretária Marielda no novo prédio que abrigará o Cram e a secretaria da Mulher. (Foto: Jean Pierre Knepper - Secom)

Para a secretária da Mulher, Marielda Medeiros, celebrar os 11 anos do Cram é celebrar a luta constante pelo fim da violência contra as mulheres.

“O Centro completa hoje 11 anos, mas essa luta é histórica e cotidiana. O serviço se estabelece como uma saída para as mulheres vítimas de violência, desempenhando um papel essencial no acolhimento, acompanhamento e aconselhamento de mulheres e meninas em situação de violência", conclui a secretária.

Atendimento

O Cram atende, em média, 70 mulheres em situação de violência, que chegam ao serviço tanto por demanda espontânea quanto por busca ativa. Atualmente, a equipe presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Três de Maio, 1070.

Carregando 0%
Carregando 0%