Mostra na Secult é viabilizada pela parceria com o Museu do Percurso Negro e tem curadoria do Laboratório de Museologia Colaborativa (CoLab) da UFPel)
Por Joice Lima 17-04-2025 | 17:21:28
Começa na próxima quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Cultura (Secult), a exposição “Rei Momo Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense”, em homenagem a Jorge Ari Moreira da Rosa, que foi Rei Momo do município por 12 anos. Fotos e recortes de jornais, fantasia e adereços usados por ele poderão ser visitados pelo público até o dia 23 de maio, na sala Antônio Caringi, na Casa Dois - à Praça Coronel Pedro Osório, 2 -, das 8h às 14h (horário do expediente da Secretaria).
"A exposição resgata e celebra a memória do Rei Momo como símbolo da cultura popular. Com ela, valorizamos a trajetória de Jorge Ari e sua importância para a história do Carnaval de Pelotas e reforçamos a identidade e o patrimônio imaterial da cidade", destaca a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig.
De iniciativa da Secult, sob coordenação do diretor de Manifestações Populares, Daniel Amaro, a exposição foi viabilizada pela parceria com o Museu do Percurso Negro de Pelotas, coordenado por Luiz Carlos Mattozo, com apoio da Câmara de Vereadores e tem curadoria do Laboratório de Museologia Colaborativa (CoLab) do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
"Essa exposição já tem uma coleção previamente catalogada e tratada. Mas, além de extroverter os dados coletados até o momento, a mostra busca abrir um diálogo com as comunidades carnavalescas, sobretudo com as Escolas de Samba e Blocos Burlescos, no sentido de estreitar o diálogo sobre o Carnaval no reinado de Jorge Ari", explica a museóloga Andréa Cunha Messias, autora do projeto expográfico que tem coordenação geral da professora Drª Rita Juliana Poloni.
A exposição conta material cedido pelo Museo do Percurso do Negro e colaboração do radialista Marcus Fonseca, que cedeu fantasia usada pelo Rei Momo - o uso dos materiais foi autorizado pela irmã do homenageado, Eva Maria. Jorge Ari Moreira da Rosa morreu em 1999, aos 35 anos, em decorrência de um infarto. Ele pesava mais de 200 quilos.
Pessoas que conviveram com o Rei Momo podem enviar relatos e imagens com Jorge Ari ao e-mail mpopsecult@gmail.com. O material ainda pode integrar a exposição.