Bloco Burlesco Bruxa da Várzea, Banda Carnavalesca Xavabanda e Escola de Samba Mirim Mocidade do Simões são as vencedoras das outras categorias
Por Joice Lima 30-04-2025 | 10:43:18
A Império da Baixada, Escola de Samba estreante no Carnaval de Pelotas, foi a grande campeã da Passarela do Samba, no Carnaval de Pelotas 2025. Na categoria Blocos Burlescos, venceu a Bruxa da Várzea, entre as Bandas Carnavalescas, a vencedora foi a Xavabanda e na categoria de Escolas de Samba Mirins, a Mocidade do Simões foi a campeã da edição. O resultado foi divulgado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), a partir das 20h40min de terça-feira (29), no Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo, o Ginásio Karosso, com transmissão ao vivo pelos canais oficias da Associação e foi acompanhado por integrantes de entidades participantes.
Ao todo, 18 entidades carnavalescas participaram dos concursos das quatro categorias e foram julgadas por 25 jurados, no total. Os avaliadores foram contratados pela Assecap, com base em seus currículos e experiência em julgamentos em outros carnavais de passarela. A Associação informou que todas as concorrentes cumpriram as obrigatoriedades exigidas nos quesitos a serem avaliados.
O Grupo Especial, que começou a desfilar na Passarela às 23h20 do domingo (27) e se estendeu até as 3h da madrugada de segunda, teve 18 jurados para avaliar nove quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; evolução; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; samba-enredo e harmonia musical. Cada quesito era avaliado por dois jurados, com nota máxima 10 por quesito, totalizando a nota máxima de 180 pontos. A campeã Império da Baixada totalizou 176,7 pontos e teve sete notas 10, em quatro quesitos; em segundo lugar ficou a E.S. Unidos do Fragata, com 176,2 pontos e em terceiro a E.S. Academia do Samba, com 171,9 pontos.
Na categoria Blocos Burlescos, cujo desfile ocorreu na primeira noite da festa popular no Porto (25), os quatro concorrentes foram avaliados em cinco quesitos: humor; animação; alegorias; adereços e bateria. O B.B. Bruxa da Várzea venceu com 99,5 pontos; em segundo lugar ficou o B.B. Bafo da Onça, com 96,7 pontos e em terceiro o B.B. Mafa do Colono, com 92,7 pontos. O B.B. Tesouras da Tiradentes também participou do certame.
As sete Bandas Carnavalescas concorrentes, que desfilaram na noite de sábado e madrugada de domingo (26 e 27), foram avaliadas em quatro quesitos: bateria; humor musical; conjunto visual e animação. Das sete concorrentes da noite, a campeã B.C. Xavabanda, teve sete notas 10 e totalizou 79,8 pontos. Em segundo lugar ficou a B.C. Kibandaço, com 78,7 pontos, e em terceira colocação, a B.C. Dona da Noite, com 78,6 pontos. Também concorreram as bandas Explosão do Futuro, Entre a Cruz e a Espada, Leocádia e Edu Polvo.
Na categoria Escolas de Samba Mirins, quatro entidades concorreram ao título na tarde de domingo (27), sendo avaliadas em sete quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; e samba-enredo, totalizando um máximo de 140 pontos. A vencedora, a E.S.M. Mocidade do Simões obteve a nota 137,6 a segunda colocada, a E.S.M. Ramirinho teve 137,2 pontos e a terceira, E.S.M. Super Pateta, obteve 129,2 pontos. A E.S.M. Águia de Ouro também concorreu nesta categoria.
Além da imprensa, 10 integrantes de cada entidade poderiam acompanhar o processo dentro do Ginásio e um representante de cada concorrente era convidado a acompanhar a apuração dos pontos, perto da mesa. Algumas entidades não enviaram representantes. Houve alguns momentos de tensão e descontentamentos, que foram rapidamente controlados, sem necessidade de intervenção da Guarda Municipal (GM), que estava no local.