Abertura contou com apresentação da Orquestra Estudantil Municipal
24-10-2018 | 20:16:10
Na tarde desta quarta-feira (24), foi inaugurada a exposição de talentos dos servidores municipais, no bistrô da Secretaria de Cultura (Secult). O evento integra a programação da II Semana do Servidor Público, que neste ano traz como tema “Cultura, saúde e bem-estar”. A Orquestra Estudantil Municipal, formada por estudantes da rede, se apresentou na abertura do evento.
A iniciativa, que é organizada pelo departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), é “uma iniciativa para valorizar os talentos que os servidores desenvolvem fora do seu ambiente de trabalho”, explica Renata Bauer, psicóloga e servidora da Sarh.
Joice Lima, servidora da Assessoria Especial de Comunicação (Ascom), expõe o livro de sua autoria, o romance "Hortênsias de Agosto", lançado em setembro deste ano. A obra conta a história de um casal que se reencontra, após anos separados, na ilha açoriana do Corvo, onde são obrigados a conviver por um período de tempo, mesmo com todas as mágoas passadas que ainda carregam. Já a servidora da Secretaria de Saúde (SMS), Carla Chalá, apresenta o seu trabalho artesanal com acessórios feitos em cartonagem.
A Orquestra Estudantil Municipal, formada em maio desse ano, reúne cerca de 25 alunos de diferentes escolas municipais, que realizam ensaios, aulas e apresentações semanalmente. Helena Soares, 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Alcides Mendonça Lima, conta que o contato com a música erudita abre diversas possibilidades em sua vida. Atualmente, ela toca violino e violoncelo na orquestra.
“Tenho planos de seguir uma carreira, cursar a faculdade de música. Participar da orquestra me ajuda no desenvolvimento, até no meu emocional e me faz muito bem”, conta a aluna.
A professora de música da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e coordenadora da Orquestra Estudantil, Lys Ferreira, explica que os alunos tocam violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, clarinete, escaleta e trompete. Dentre as músicas inclusas no repertório, a 9ª sinfonia de Beethoven, e até mesmo, a trilha sonora do filme Titanic.
“Montamos dessa maneira o repertório: uma parte com minhas referências e outra com as músicas que os alunos trazem e que desejam aprender a tocar”, acrescenta Lys.
Espetáculos da Orquestra Estudantil já ocorreram nas Emefs Afonso Vizeu, Círculo Operário Pelotense (COP) e Cecília Meireles. Nesta sexta (26), o grupo participa da comemoração de aniversário da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ruth Blank, e também marcará presença na 46ª Feira do Livro, que inicia no dia 1º de novembro.
Veja o restante da programação da II Semana do Servidor:
9h – Oficina de artesanato (flores de papel). Local: Cetep – rua Andrade Neves, 2282;
14h – Palestra “Preconceito racial e a força da palavra”, com a pedagoga e gerente de manifestações populares Helenira Brasil Dias, e o presidente do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas, Fábio Gonçalves. Local: Cetep – rua Andrade Neves, 2282;
9h – Palestra “Patrimônio Histórico”, com os arquitetos da Secult, Laura Zambrano e Fábio Caetano. Local: Secult – no Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório;
14h – Passeio turístico de ônibus pelo Centro Histórico, Parque da Baronesa e Laranjal, com saída do Mercado Público. Custo de R$ 3,35;
14h – Palestra “Uma vida com propósito. Qual é o seu?” com o professor e consultor Ronei Dorneles Machado. Local: Cetep - rua Andrade Neves, 2282;
16h – Oficina de maquiagem. Local: Cetep – rua Andrade Neves, 2282;
Outras informações podem ser obtidas no setor de Recursos Humanos da Sarh, pelos telefones 53. 3921-6064 ou 3921-6068.