Por Divulgação 25-10-2005 | 00:00:00
Durante o período da 33ª Feira do Livro de Pelotas, de 28 de outubro a 15 de novembro, estão confirmados lançamentos de livros em 44 sessões de autógrafos que acontecerão sempre às 18h em estande específico. Conforme o cronograma elaborado pela coordenadora das sessões de autógrafos da Feira, a professora Nair Solange Pereira, já foram confirmados 47 autores e cerca de 44 obras serão lançadas e autografadas para o público. Na programação está confirmada a presença do escritor gaúcho Moacyr Scliar para o dia 10 de novembro.
Dentre estes autores destacam-se professores, jornalistas e autoridades pelotenses como a professora do Instituto de Letras e Artes da UFPel, Carmem Lúcia Biasoli, com a obra Professor de Arte: onde pisam teus pés?, e o ex-reitor da UCPel, Wallney Joelmir Hammes, com duas obras, Dom Antonio Zattera – 3º Bispo de Pelotas e Prontuário de Linguagem e Comunicação. A jornalista pelotense hoje radicada no Rio de Janeiro, Helena Ortiz, também divulga seu mais recente trabalho - Sol sobre o Dilúvio.
No sábado dia 5 de novembro, o Secretário Municipal de Educação, professor João Manoel Peil, vai estar lançando sua quarta obra, segunda voltada para a literatura, a novela romântica Enigma. Conforme Peil,o livro traz uma ficção futurista que se passa por volta do ano 2280, após uma série de hecatombes ecológicas, com personagens que constituem uma civilização diferente da de hoje, devido aos desastres naturais. Além de Enigma, Peil já publicou outras três obras: o romance Histórias de Amor e Guerra, em 1991; Por que transformar a Escola Técnica em Centro Federal de Tecnologia, em 1991; e a História da Educação Técnica e seus Reflexos no Desenvolvimento do Pais, estes dois voltados para a educação profissional.
Também está confirmada a presença de um dos grandes nomes da literatura brasileira: o autor de Mês de Cães Danados e O Exército de um Homem Só, Moacyr Scliar, retorna a Pelotas para lançar o seu mais recente romance, Na Noite do Ventre, o Diamante.