Sábado (7) é o último dia de inscrição para participar do Dia do Patrimônio 2021, que ocorrerá em 13, 14 e 15 de agosto
Por Secom 05-08-2021 | 14:15:34
A partir das 19h desta quinta-feira (5), Louise Prado Alfonso vai abordar o tema “Patrimônios Invisibilizados” em mais uma das “Conversas do Dia do Patrimônio”. O evento, realizado pela Prefeitura, será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria de Cultura (Secult), no YouTube.
“Ao pensarmos as cidades, interessa-nos olhar para a criatividade das pessoas, suas estratégias, suas formas de habitar, considerando disputas, tensões e conflitos, a partir de diferentes pontos de vista. Temos tentado compreender a construção de narrativas oficiais das cidades, mas também de contranarrativas de grupos invisibilizados, em especial quando consideramos a seleção de patrimônios”, explica a professora e pesquisadora do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPel), Louisse Alfonso.
Para ela, é urgente a inclusão dessas narrativas invisibilizadas nas histórias oficiais e a efetivação de políticas culturais de reparação. “O que tem guiado nossas reflexões é a patrimonialização, enquanto ferramenta de luta e inclusão, propiciando a visibilidade da história e da presença de grupos diversos em Pelotas”, pondera. Entre esses grupos, estão comunidades indígena e LGBTQIA+, mulheres trabalhadoras, terreiros e bairros da periferia do Município, entre outros.
O evento terá mediação da diretora do Museu da Baronesa, Fabiane Rodrigues Moraes, e o público poderá de interagir pelo chat.
Louise Prado Alfonso é professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia da (UFPel) e também docente do Programa de Pós-graduação em Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Pesquisadora do GEEUR, coordena uma gama de projetos de extensão vinculados ao de pesquisa Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas.
As Conversas do Dia do Patrimônio ocorrem às quintas-feiras, pelo mesmo canal, e terão seguimento até o Dia do Patrimônio 2021 que, devido à pandemia do novo coronavírus, será virtual, pelo segundo ano, e ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de agosto. O tema da edição 2021 será “Memórias culturais: revisitando modos de ser e de viver”.
As inscrições para quem quiser participar com alguma atividade relacionada a patrimônio cultural (música, teatro, dança, bate-papos, etc.) se encerram neste sábado (7). A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail diadopatrimonio.pelotas@gmail.com.