Paciente teve diagnóstico confirmado pelo exame PCR
Por Tânia Magalhães 13-05-2025 | 13:47:12
Boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, publicado às 12h02min desta terça-feira (13), oficializa a ocorrência do primeiro caso de chikungunya em Pelotas neste ano. A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a necessidade de reforçar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus pela picada, e também da dengue.
Neste ano, foram expedidas 105 notificações para chikungunya, sendo 15 em janeiro, 21 em fevereiro, 18 em março, 49 em abril e sete em maio. Do total, 103 foram direcionadas a residentes no município e duas a moradores em outras localidades.
O caso confirmado em exame PCR é de morador de Pelotas. Não há ocorrências em pessoas de fora da cidade, nem óbitos, nem hospitalizações pelo diagnóstico. Sessenta e quatro casos estão descartados e 40 em investigação.
A chikungunya apresenta-se com ocorrência de febre, causada pela infecção viral transmitida pela picada do mosquito Aedes. Geralmente, é acompanhada por dor e inchaço nas articulações e, em algumas situações, também erupções cutâneas.