ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeito participa da inauguração dos serviços do Ser Mulher

HU Pelotas foi um dos seis primeiros serviços anunciados para receber o programa

Por Marcela Santos 12-05-2025 | 15:17:43

Nesta segunda-feira (12), o prefeito Fernando Marroni participou da inauguração e abertura dos serviços do Ser Mulher, do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O HU de Pelotas foi um dos seis primeiros serviços anunciados, após análise de documentação de edital, para receber o Programa Ser Mulher, do governo do RS. 

O programa é um serviço especializado de referência à saúde da mulher, que visa atendimento especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama (Fotos: Volmer Perez)

O prefeito destacou a dedicação da UCPel à saúde da cidade de Pelotas, sendo uma universidade com excelência pelo MEC, tendo um hospital de referência e agora, entregando mais um serviço que fará diferença na vida de milhares de mulheres. “Esta cidade do SUS é uma maravilha para todos nós. Temos muito o que agradecer à universidade, por acolher este programa tão importante, num espaço lindo, humanizado, que transborda carinho às pacientes, isso faz toda diferença. Agradeço também a perseverança, a capacidade e a excelência da UCPel, na saúde pública da nossa cidade. Que possamos, nesse serviço, atender com dignidade a nossa população", declarou. 

Ser Mulher

É um serviço especializado de referência à saúde da mulher, de retaguarda da atenção primária à saúde (APS), que tem por objetivo o atendimento qualificado e especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério. Além disso, será um centro formador para inserção de dispositivos, como exemplo, o dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outras temáticas. 

Os serviços recebem incentivo financeiro estadual no valor de R$ 200 mil, em parcela única, para implantação e R$125 mil para o custeio mensal dos serviços. 

Tags

Ser Mulher, serviços, úde, inauguração

Carregando 0%
Carregando 0%