Procura no Dia D, sábado (10), foi abaixo da esperada
Por Tânia Magalhães 12-05-2025 | 09:45:44
A rede de saúde pública do município continua com as portas abertas para vacinar contra Influenza (gripe) e disponibiliza, também, os demais imunizantes do Calendário Nacional. O balanço do Dia D de Vacinação, sábado (10), fechou-se com procura inferior à esperada; Dos públicos-alvo, 1.281 idosos com 60 anos ou mais, 507 crianças de seis meses a menores de seis anos e 28 gestantes receberam o imunizante, além de 1.638 pessoas dos demais grupos prioritários. O total de vacinados foi 3.454.
Mostrando sua carteirinha em dia, o prefeito Fernando Marroni recebeu a dose contra Influenza, na Casa da Vacina, e destacou a importância da imunização para salvar vidas, evitar internações hospitalares e complicações mais graves decorrentes do vírus da gripe, que circula em todo o país em todas as estações do ano.
A Diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atribui a baixa procura pela vacina no Dia D a fatores como a proximidade de data com o Dia das Mães, cuja preferência da população foi movimentar o comércio na busca de presentes ou preservar-se de algum incômodo no braço, que pode ocorrer em algumas pessoas, causado pela aplicação na véspera da data festiva, porque optaram por deixar a imunização para mais perto do inverno ou, ainda, por influência de negação à vacina.
De acordo com os dados oficiais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), os números em Pelotas, de pessoas vacinadas neste ano, são os seguintes.
- Idosos: 14.257 doses aplicadas – 20,29%
- Crianças: 1.474 – 6,19%
- Gestantes: 105 – 4,17%
- Demais grupos prioritários – 2.969
A meta de vacinação contra Influenza é imunizar 90% dos três públicos-alvo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), zonas urbana e rural, e a Casa da Vacina continuam oferecendo os serviços nos horários habituais.