ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Mulher

Prefeitura e entidades fortalecem ações da Campanha "Não é Não"

A Lei sancionada em 2021 tem como objetivo promover a segurança das mulheres em eventos públicos, como o Carnaval.

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 12-02-2025 | 15:13:27

Representantes da Prefeitura, de entidades culturais, carnavalescas e feministas, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (12), na sede da Secretaria de Cultura, para discutir a segurança das mulheres durante o Carnaval de Pelotas.

Foram discutidas ações e medidas que devem ser implementadas durante o Carnaval, com o objetivo de garantir a segurança das mulheres, mais vulneráveis à violência nessa época do ano. Na reunião os participantes trataram do alinhamento de protocolos e a definição da área de atuação de cada uma das secretarias, das entidades e do Governo Estadual. Foi ressaltada a importância da participação da população e de empresários locais nas ações. 

Por iniciativa da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, existe um acordo para que cada bloco, cordão ou banda disponibilize, durante os desfiles, uma área de segurança para acolher mulheres que sentirem que seus direitos foram violados, que contará com o apoio de pessoas qualificadas para o acolhimento.

Reunião na sede da Secult para tratar sobre o protocolo "Não é Não". Fotos: Janine Tomberg

A secretária da Mulher, Marielda Medeiros, destaca que neste momento de festas é fundamental o comprometimento das instituições públicas, gestores municipais, instituições da segurança pública e entidades que atuam na proteção, cuidado e enfrentamento da violência sofrida por meninas e mulheres.

“É prioridade que estejamos juntos para que as ações sejam efetivadas e as leis de proteção respeitadas”, conclui. 

Além da Secretaria da Mulher, estiveram presentes na reunião a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, representantes da Secretaria de Cultura (Secult), da Liga dos Blocos, da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), do Conselho de Cultura, da Frente Feminista 8M e da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores.

Tags

mulher, nãoénão

Carregando 0%
Carregando 0%