Ajuda para emissão de segunda via da carteira e do certificado digital de vacinação é feita por canal criado pela Secretaria Municipal de Saúde
Por César Soares 20-07-2022 | 16:40:23
Em funcionamento desde setembro do ano passado, o canal criado pelo Município para ajudar quem precisa de algum auxílio ou esclarecimento de dúvidas para obter o certificado digital de vacinação, emitido pela plataforma Conecte SUS, segue disponível à população. Os atendimentos são feitos através do e-mail conectesuspelotas@gmail.com, por onde o usuário pode encaminhar pedido de explicação ou solicitar a sua demanda.
O documento, também chamado de passaporte vacinal, continua exigido para acesso em diferentes locais e situações. Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, o espaço foi aberto diante de relatos recebidos pela SMS, de que muitos usuários, ao completar os seus referentes esquemas vacinais contra a Covid-19, ao buscar emissão do documento na plataforma Conecte SUS, não encontravam os dados.
Os usuários que encontrarem problemas para emitir o certificado devem enviar um e-mail contendo nome completo, CPF e foto da carteirinha de vacinação (frente e verso), além do telefone para contato, para o endereço eletrônico conectesuspelotas@gmail.com. Mais informações e orientações podem ser obtidas nos telefones (53) 3284-7745, (53) 3284-7709.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também informa que a segunda via da carteira de vacinação pode ser obtida junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) em que a pessoa fez a dose. Como os dados são cadastrados pelas próprias UBSs, eles podem ser conferidos no local e um novo documento emitido. Mesma situação para quem fez a carteira em outros locais específicos de vacinação, como Mercado Central e Trailer da Vacina.
O Certificado Nacional de Vacinação é emitido pelo Ministério da Saúde, no site https://conectesus.saude.gov.br/ ou no aplicativo chamado Conecte SUS, e pode ser emitido pelas pessoas que completaram os seus esquemas vacinais.