Em reunião geral nesta segunda, secretarias que trabalham no Carnaval de Rua e de Passarela avaliam eventos e preparam novas ações
Por Joice Lima 24-02-2025 | 16:51:09
Na manhã desta segunda-feira (24) aconteceu mais uma reunião do governo municipal para tratar do Carnaval de Pelotas – tanto de Rua quanto de Passarela –, com presença da secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, e de representantes da Brigada Militar (BM) e das secretarias que prestam serviços de trânsito, segurança, limpeza e divulgação das atividades, entre outros.
Uma das pautas da reunião foi o cadastro de ambulantes que irão trabalhar no Carnaval de Rua da Liga. Ao todo, 52 se credenciaram na Secretaria de Urbanismo (Seurb) e estão licenciados a comercializar seus produtos nos 33 desfiles de blocos, cordões e bandas que vão acontecer até o final de março.
Os ensaios das escolas e blocos da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), devem respeitar a lei municipal que determina o limite das 22h, se ocorrer de segunda a sexta-feira, ou meia-noite, se for no final de semana.
Com relação às mudanças no tráfego de veículos, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informa que o fechamento de ruas está ocorrendo conforme as solicitações pré-agendadas pelas entidades integrantes da Liga.
A Guarda Municipal (GM) e as secretarias de Trânsito, de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), responsável pela limpeza urbana após os eventos, consideraram que o último final de semana, em que houve nove desfiles em três dias, foi um "teste bem positivo", já que tudo ocorreu dentro do esperado. O evento no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, envolvendo dois blocos simultâneos, no final da tarde e noite de sábado, demandou maior esforço da GM e BM, mas se desenvolveu de forma tranquila.
Referente à passarela localizada no bairro Porto, onde irá acontecer o Carnaval de Pelotas, a Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) informou que uma equipe vistoriou o local para planejar os reparos necessários na pista e que está em análise a logística para a montagem da estrutura.
No final da reunião, esteve presente a diretoria da Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, para tratar de uma possível mudança do trajeto do desfile do Centro Cultural e Recreativo Bloco do Mapa, que estava previsto para acontecer neste domingo (2/3) e coincidir com o horário do BraPel. A BM sugeriu a inversão do trajeto, como medida de segurança, mas o Bloco ainda não confirmou a mudança, alegando que a inversão demandaria mais gastos.