Por Divulgação 19-04-2006 | 00:00:00
Integrando a programação do calendário oficial da Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros e com o apoio da Prefeitura Municipal, no próximo sábado (22) acontece uma procissão em homenagem a Ogum. A saída do cortejo está marcada para as 19h30min do Centro Espírita Jurema do Fogo, localizado no passeio 04, Ambrósio Perret, 263, no Bairro Fátima.
A procissão segue ainda pelo passeio 03 até o Centro Espírita Jurema Baiana, depois entrará na rua Tiradentes, até a Xavier Ferreira, continuando pela Barão de Butuy em direção ao Largo Edmar Fetter, local de chegada com horário previsto para as 20h45min, onde será realizado um ato público de benção aos presentes.
Às 21h o cortejo retorna pela rua Lobo da Costa e às 21h30min, serão desenvolvidos trabalhos espirituais em homenagem a Ogum por parte de Centros filiados.
Ogum
É divindade masculina ioruba, figura que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal. Ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista, é a figura do astral que, depois de Exu, está mais próxima dos seres humanos. Foi uma das primeiras figuras do candomblé incorporada por outros cultos, notadamente pela Umbanda, onde é muito popular. Tem sincretismo com São Jorge ou com Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa. A relação de Ogum com os militares (é considerado o protetor de todos os guerreiros) tanto vem do sincretismo realizado com São Jorge, sempre associado às forças armadas, como da sua figura de comandante supremo ioruba.